top of page

III Congresso Internacional da SPTF

O III Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala realizou-se nos dias 25, 26 e 27 de Maio, no Centro Ismaili, em Lisboa. Como forma de manifestar o nosso apoio à excelência do trabalho realizado pela SPFT, a Speechcare foi um dos patrocinadores “ouro” deste evento.

O congresso contou com a presença de alguns dos mais ilustres investigadores e terapeutas da fala, que se dedicaram à discussão do tema ““Avaliação e Intervenção: (re)pensar, (re)considerar e (re)construir”, em formato presencial e online. Foi um momento de aprendizagem e crescimento, de transmissão de experiências aos profissionais mais novos, e, claro, de rever colegas e amigos, que muito admiramos! 👏

A nossa equipa demonstrou, uma vez mais, o seu forte empenho na investigação e na disseminação do conhecimento, em prol de uma prática clínica alicerçada na mais recente evidência científica.


Trabalho de equipa


Num Workshop de três horas, organizado pelo Departamento de Fluência da SPTF, intitulado “Aconselhamento na intervenção com a pessoa que gagueja”, as terapeutas da fala Cátia Catita e Ana Andrade, da Speechcare e Centro de Tratamento de Gaguez (CTG), e Helena Germano, abordaram de forma teórico-prática este tema. Questões como “O que é o aconselhamento?”, “Como se distingue de psicoterapia?”, ”Como se insere na intervenção com a pessoa que gagueja?” ou “Que modelos existem?” foram abordadas com recurso a análise de casos de pessoas que gaguejam e do seu contexto relacional, recorrendo a actividades práticas implementadas com os participantes.

O Congresso ficou marcado pelo lançamento pelo lançamento do “Compendium de Terapia da Fala: avaliar e intervir com evidência”, que, ao longo de 1500 páginas, expõe o conhecimento e evidência cientifica relativamente às metodologias de avaliação e intervenção em Terapia da Fala. Trata-se da mais recente publicação da SPTF, imprescindível para qualquer profissional da área. É com muito orgulho que informamos que este Compendium conta com três capítulos sobre fluência escritos pelas Terapeutas da Speechcare e CTG, Ana Andrade e Elsa Marta Soares, pela investigadora com quem mantemos uma estreita colaboração em vários projectos científicos, Ana Rita Valente, e, pela colega e amiga, Helena Germano. O nosso Director Clínico, Gonçalo Leal, e a nossa Terapeuta da Fala, Susana Belo, foram os revisores. 📘🔬




19 visualizações0 comentário
bottom of page