A nossa equipa
A nossa equipa é o coração do que fazemos. Unidos por uma cultura de excelência e inovação, abraçamos uma filosofia de trabalho que valoriza tanto a competência profissional quanto a personalidade única de cada membro, elementos essenciais que nos permitem conectar de forma genuína com cada pessoa e família que nos procura.
Gonçalo Leal
CEO e Diretor Clínico
Funções: Fundador, diretor, coordenador clínico e terapeuta da fala na Speechcare. Co-fundador e coordenador clínico do Centro de Tratamento de Gaguez e do seu projecto internacional: tartamudez.center e istutter.center. O Gonçalo dirige a equipa, supervisiona todo o trabalho no âmbito da gaguez e coordena as reuniões semanais. Experiência profissional: Cerca de 14 anos de experiência em terapia da fala, tanto em clínica (Speechcare e Clínica Navegantes) como em ambiente escolar, e 10 de coordenação pedagógica. Participação como professor convidado em Pós-graduações, Licenciaturas e Mestrados nas áreas das perturbações da fluência, como na Escola Superior de Saúde Egas Moniz (2010-2015) ou na Faculdade de Medicina de Concepción, de Santiago do Chile (em curso). Colaboração com o Instituto Brasileiro de Fluência e com a Stuttering Foundation (EUA). Membro do Scientific Advisory Board do Parlo Institut (Alemanha). Membro Fundador da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala. Coordenador da Comissão Ética da Associação Portuguesa de Terapia da Fala Percurso académico: Doutorando pelo Instituto das Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa em Ciências da Cognição e da Linguagem, aplicadas ao Tratamento da Gaguez. Investigador convidado da UC Riverside School of Medicine, Califórnia (EUA). Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde Egas Moniz.
Rita Carneiro
Diretora Geral
Funções: Diretora Geral da SpeechCare, co-fundadora do Centro de Tratamento da Gaguez e do seu projecto internacional: tartamudez.center e istutter.center. Experiência profissional: Experiência de docência em ensino avançado e pós-graduações. 10 anos de prática clínica em ambiente escolar e 5 de coordenação nas áreas de terapia miofuncional oral e gaguez. Experiência profissional em unidades geriátricas e clínicas fisiátricas. Participação em encontros científicos como formadora e oradora. Colaboração com o projeto Freach - terapia online para a gaguez (Alemanha). Formação “Pratical Treatment Strategies for Preschool and School-Age Children Who Stutter” por J. Scott Yaruss (maio 2019); Mini Kids - Stuttering Modification for young children; por Peter Schneider e Veerle Waelkens. (fevereiro 2020);Membro Fundador da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala, membro do departamento de motricidade orofacial, membro de Direção da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala e membro do Conselho Fiscal da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala. Percurso académico: Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto Instituto Politécnico do Porto. Pós-graduação em Motricidade Orofacial em São Paulo; Pós graduação em Motricidade Orofacial.
Nicole Agrela
Terapeuta da Fala Coordenadora Técnica SpeechCare
Funções: Coordenadora do projecto Schools, que desenvolve, no seio da comunidade escolar, sessões terapia da fala personalizadas, assim como formação de educadores e professores na identificação de disfunções da fala, linguagem e comunicação. Experiência profissional: Ampla experiência profissional de terapia da fala, e de coordenação de trabalho terapêutico, em contexto escolar (pré-escolar e 1º ciclo), hospitalar, clínica privada e IPSS. Percurso académico: Licenciatura em Terapia da Fala na Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve. Doutorada em Ciências da Cognição e da Linguagem no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa (ICS-UCP). Colabora como docente convidada no Mestrado em Neuropsicologia no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa (ICS-UCP). Docente na Especialização Avançada em Perturbações do Desenvolvimento da 1ª Infância à Adolescência (CRIAP) Membro da direção da Revista Portuguesa de Terapia da Fala (RPTF). Membro do Conselho Fiscal da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala (APTF) Autora e coautora de várias publicações científicas a nível nacional e internacional. Revisora de artigos científicos a nível nacional e internacional.
Cátia Catita
Terapeuta da Fala Coordenadora Área Infantil do Centro de Tratamento de Gaguez
Funções: Terapeuta da fala no Centro de Tratamento de Gaguez e nos projetos internacionais: tartamudezcenter e istuttercenter. Experiência profissional: Experiência profissional na avaliação e intervenção nas perturbações do neurodesenvolvimento em contexto clínico (Centro de Tratamento de Gaguez e Centro de Neurodesenvolvimento e Comportamento da Criança e do Adolescente do Hospital da Luz Lisboa) e em contexto escolar. Oradora em jornadas e seminários a nível nacional e em formações a nível nacional e internacional. Membro do Departamento de Fluência da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala. Percurso académico: Especialização Europeia em Perturbações da Fluência (Gaguez e Taquifemia) - European Clinical Specialization in Fluency Disorders (ECSF) pela Universidade Thomas Moore (Bélgica); Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS-IPS). Formação certificada “Pratical Treatment Strategies for Preschool and School-Age Children Who Stutter” por J. Scott Yaruss (maio 2019);Mini Kids - Stuttering Modification for young children; por Peter Schneider e Veerle Waelkens. (fevereiro 2020); Parent–Child Interaction Therapy (PCIT)” Michael Palin Centre (Março, 2020); “Demands and Capacities Model based treatment for preschool stuttering children (RESTART-DCM); por Marie-Christine Franken e Ellen Laroes (a decorrer até maio 2021).
Ana Andrade
Terapeuta da Fala
Coordenadora Região Norte
Funções: Coordenadora na região Norte da Speechcare e terapeuta da fala no Centro de Tratamento de Gaguez e no seu projecto internacional istutter.center Experiência profissional: ampla experiência clínica, nacional e internacional, na área das perturbações da fluência. Histórico de prática clínica em contexto escolar nas áreas da linguagem na criança, fala e comunicação. Atividade pedagógica como docente na área técnico-científica de terapia da fala da Escola Superior de Saúde do Porto (2015-2022) e como formadora nas áreas da fluência e voz profissional. Membro do Departamento de Fluência da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala desde 2017. Participação e colaboração em encontros científicos, cursos e seminários na área da fluência. Percurso académico: Doutoranda na área da Avaliação da gaguez infantil no Programa de Ciências da Educação e Comportamento da Universidade de Vigo. Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho. Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto do Instituto Politécnico do Porto. Certificada em Programação Neurolinguística e Coaching. Formadora certificada e acreditada no domínio de Educação para a Saúde.
Carlota Leitão
Terapeuta da Fala Coordenadora SpeechCare Schools
Funções: Coordenadora das relações institucionais com colégios na Speechcare, Terapeuta da Fala no Centro de Tratamento de Gaguez e no projecto internacional tartamudez.center Experiência profissional: Ampla experiência de terapia da fala em clínica e em ambiente escolar. Percurso académico: Especialização Europeia em perturbações da fluência (Bruges, Bélgica). Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde Egas Moniz. Licenciatura em Filosofia pela Universidad Comillas (Madrid). Formações em ferramentas psicológicas para o acompanhamento terapêutico pela UNINPSI (Madrid). Formações na área de Comunicação, Linguagem oral e Gaguez. Participação e colaboração no 1º Symposium do Centro Tratamento de Gaguez e no Congreso Internacional de Trastornos de la Fluidez del Habla.
Elsa Soares
Terapeuta da Fala, Coordenadora SpeechCare Center – Abu Dhabi
Funções: Coordenadora e gestora de investigação e desenvolvimento do SpeechCare Innovation Center – Abu Dhabi. Experiência profissional: Terapeuta da Fala desde 2006 com experiência na avaliação, diagnóstico e intervenção nas áreas da comunicação, linguagem e fala em Escolas, Equipas Multidisciplinares de Intervenção Precoce, Centros de Desenvolvimento e Instituições Particulares de Solidariedade Social. De 2010 a 2013 Investigadora da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Professora Adjunta (2014-2021) e coordenadora do Departamento de Ciências e Tecnologias da Saúde (2016-2020) da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria. Investigadora do Center for Innovative Health and Technology. Professora Adjunta da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto (21/22). Desde 2014, Coordenadora do Departamento de Fluência da Sociedade Portuguesa de Terapia da fala. Membro da Comissão de Ética da Associação Portuguesa de Terapia da Fala. Coautora de 4 livros e de artigos publicados em revistas da especialidade. Revisora de revistas científicas de referência. Percurso académico: Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto, Pós-graduada em Educação Especial – Intervenção Precoce e Doutorada em Estudos da Criança.
Bernardo Aguiar
Coordenação de projetos de impacto Social
Funções: Desenvolvimento e coordenação da candidatura a novos projectos, com foco no impacto social, e dinamização da estratégia de comunicação da Speechcare a nível interno, na articulação entre diferentes iniciativas e as suas equipas, e externo, nas relações com comunidade, parceiros, investidores e sector público. Experiência profissional: 10 anos de experiência internacional na representação de interesses de start-ups, associações empresariais e empresas cotadas, junto das instituições europeias e de outros stakeholders em Bruxelas, na elaboração de estratégias de advocacy e comunicação e na gestão de projectos internacionais. 4 anos de experiência em jornalismo e assessoria de imprensa. Percurso académico: MBA Executivo - Vlerick University (Bruxelas, Bélgica), Mestrado em Políticas Europeias - Colégio da Europa (Bruges, Bélgica), Pós-graduação em Relações Internacionais (ISCSP – Universidade Técnica de Lisboa), Licenciatura em Ciências da Comunicação (FSCH – Universidade Nova de Lisboa).
Rita Valente
Investigação
Especialista em Perturbações de Fluência pela Universidade Thomas Moore (Bélgica). Exerce funções como Bolseira de Doutoramento na Universidade de Aveiro (UA), desenvolvendo trabalhos sob o tema “Desenvolvimento de Instrumentos de Avaliação para Adultos com Perturbações de Fluência”. Mestrado em Ciências da Fala e da Audição; Licenciatura em Terapia da Fala (Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro - ESSUA). Docente na ESSUA, lecionando conteúdos referentes às perturbações de fluência. Exerceu funções de Terapeuta da Fala em clínicas privadas e no projeto “Avaliação de Linguagem Pré-Escolar”. Possui publicações em proceedings de conferências, jornais indexados, patentes, tendo realizado diversas comunicações orais por convite, comunicações em conferências nacionais e internacionais.
Tiago Proença dos Santos
NeuroPediatra - Diretor Médico SpeechCare
Funções: Consultas de Neuropediatria e Pediatria do Desenvolvimento. Experiência profissional: Médico Neuropediatra no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. É membro do Conselho Consultivo Médico da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e do Conselho Consultivo Médico de Avaliação Farmacêutica no Infarmed, IP. Desempenha funções de Professor Assistente na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Investigador com experiência em ensaios clínicos. Possui publicações científicas em revistas de renome nacional e internacional. É frequentemente convidado como orador para conferências sobre Neuropediatria e Pediatria do Desenvolvimento, tanto em Portugal como no estrangeiro. Áreas de Especialização: Perturbações de Hiperatividade e Défice de Atenção Perturbação do Espectro do Autismo Tiques e Síndrome de Tourette (Doenças do Movimento) Perturbações do Sono Epilepsia Atraso Global do Desenvolvimento Perturbações de Aprendizagem
Rita Teixeira
Psiquiatra da Infância e Adolescência e Terapeuta Familiar
Funções: Consultas de Pedopsiquiatria e consultas de Terapia Familiar e de Casal. Experiência profissional: Médica Pedopsiquiatra na Unidade Local de Saúde de Santa Maria, em Lisboa. Terapeuta Familiar e de Casal. Autora e coautora de comunicações orais, publicações e capítulos de livros no âmbito da saúde mental infantil, nomeadamente relativos a temas relacionados com a resposta ao trauma. Participação em congressos e formações no mesmo âmbito. Áreas de Especialização: Perturbações do comportamento Pertubações do neurodesenvolvimento, nomeadamente Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção e Perturbação do Espectro do Autismo Perturbações do humor Perturbações de ansiedade Perturbações obsessivo-compulsivas Perturbações relacionadas com o trauma e outros factores de stress Perturbação da relação, comunicação e dinâmicas familiares
Andreia Bernardo
Técnica Administrativa
Susana Ferreira
Técnica Administrativa
Sara Mendes
Terapeuta da Fala
Funções: Terapeuta da fala no Centro de Tratamento de Gaguez. Experiência profissional: Experiência com crianças (idade pré-escolar, 1º ciclo e 2º ciclo) e adultos em contexto hospitalar e clínica privada. Percurso académico: Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria. Pós-Graduada em Motricidade Orofacial pelo Instituto EPAP - Ensino Profissional Avançado e Pós- Graduado. Formações na área da fluência, fala e linguagem (oral e escrita).
Susana Belo
Terapeuta da Fala
Funções: Terapeuta da Fala e formadora no Centro de Tratamento de Gaguez e nos seus projetos internacionais: istutter.center e tartamudez.center Experiência Profissional: Avaliação e intervenção nas áreas da fala, fluência verbal (gaguez), linguagem oral e linguagem escrita com crianças dos 3 aos 12 anos, em contexto clínico e escolar. Experiência em contexto clínico na avaliação e intervenção com adolescentes e adultos que gaguejam. Formadora na área das Perturbações da Fluência (gaguez e taquifémia), a nível nacional e internacional. Oradora em jornadas e seminários. Percurso Académico: Especialização Europeia em Perturbações da Fluência – (Gaguez e Taquifémia)/ European Clinical Specialization in Fluency Disorders - ECSF, pela Universidade Thomas More (Bélgica). Formação certificada em Programas de Intervenção com crianças que gaguejam: Palin Parent-Child Interaction (PCI) (Boston EUA, 2022), Demands and Capacities Model - RESTART (online, 2021), MINI KIDS - Stuttering Modification for young children (Bélgica, 2020), Practical Treatment Strategies, de Scott Yaruss (Portugal, 2019) Outros: "Using Cognitive Approaches to working with People who Stutter" - Boston University; Rational-Emotive Behavior Therapy for Stuttering (REBT) - Stuttering Foundation Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do IPS. Formadora Certificada - Competências Pedagógicas (CCP).
Carlos Brandão
Terapeuta da Fala
Funções: Terapeuta da Fala no Centro de Tratamento de Gaguez e no Projeto Speechcare Schools. Experiência Profissional: Experiência profissional em contexto clínico e escolar (pré-escolar, 1º e 2º ciclo) na avaliação e intervenção, de crianças e adultos, nas áreas da fluência (gaguez), linguagem e fala. Percurso Académico: Formação na área das Perturbações da Fluência (Gaguez e Taquifémia) - “Curso de Evaluación y Tratamiento de la Tartamudez”, organizado pelo Tartamudez Center e orientado pelo Diretor Clínico Gonçalo Leal; Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA). Formação na área da Linguagem (Oral e Escrita), Fala e Motricidade Orofacial; Participação no Estudo de Estimulação da Consciência Fonológica “Descobrir os Sons”, em contexto escolar.
Daniela Vieira
Terapeuta da Fala
Funções: Terapeuta da Fala no Centro de Tratamento de Gaguez. Experiência Profissional: Avaliação e intervenção com crianças, adolescentes e adultos que gaguejam. Experiência nas áreas da fala, fluência, linguagem oral e escrita, com equipas multidisciplinares em contexto escolar e de clínica privada. Colaboração na organização e dinamização de seminários, jornadas e workshops. Percurso Académico: Especialização Europeia em Perturbações da Fluência (European Clinical Specialization in Fluency Disorders) pela Universidade Thomas Moore (Bélgica); Participação no curso Pratical Treatment Strategies for Preschool and School-Age Children Who Stutter, por J. Scott Yaruss; Formadora Certificada pelo IEFP – Certificado de Competências Pedagógicas; Curso Avançado em Perturbação do Processamento Auditivo Central – nível I; Pós-Graduada em Motricidade Orofacial; Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria.
André Garcia
Terapeuta da Fala
Funções: Terapeuta da Fala no Centro de Tratamento de Gaguez Experiência Profissional: ampla experiência profissional e prática clínica em diversos contextos e com vários tipos de população: escolar (pré-escolar, 1º e 2º ciclos), clínica privada e IPSS (CAO, creche, jardim de infância e lar de idosos). Percurso académico: Pós-graduação em Intervenção Terapêutica Motora Oral e Facial (E.PAP e ESTAL). Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP-IPP). Licenciado em Psicologia pela Universidade da Madeira (UMa). Formador com Certificação Profissional da Secretaria Regional de Educação da RAM. Coautor de estudo científico sobre “Adaptação académica, criatividade e bem.estar dos estudantes universitários da RAM”, publicado no Livro de Atas das Jornadas de Psicopedagogia 2018 “Stress e Educação”. Formações nas áreas da Linguagem oral e escrita, Gaguez, Voz e disfonias, Língua Gestual Portuguesa (Nível 1 e 2), Curso de Apoio a Jovens e Adultos com Deficiência. Participação e colaboração no Congresso Mundial das Perturbações da Fluência IFA (2015 Lisboa).
Carolina Miranda
Terapeuta da Fala
Experiência profissional: Experiência de estágio curricular com crianças, de idade pré-escolar e escolar, em contexto escolar e clínico. Prática clínica com adultos nas áreas da Fluência, Linguagem, Fala e Deglutição (integrando equipas multidisciplinares), também em contexto de estágio curricular. Percurso académico: Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão. Realização do projeto Erasmus+ na Universidad Pontifícia de Salamanca, em Espanha. Formação nas áreas de Linguagem (oral e escrita), Fala e Fluência.
Tânia Constantino
Terapeuta da Fala
Funções: Terapeuta da Fala nas áreas de Motricidade Orofacial, Voz e Deglutição. Experiência profissional: 23 anos de experiência clínica em contexto hospitalar, em consulta externa e internamento, trabalhando em equipas multidiscilinares, dedicada à prevenção, diagnóstico e reabilitação nas áreas de Motricidade Orofacial (alteração do sistema estomatognático, como respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala, em casos de acompanhamento em Ortodontia, Ortopedia funcional dos maxilares e pós-cirurgias Ortognáticas; casos de respiradores orais, disfunção tempo-mandibular, síndrome obstrutivo apneia do sono, paralisia facial); Deglutição (mais frequentemente as disfagias neurológicas, mecânicas e presbifagias) e Voz (prevenção de patologias vocais, disfonias comportamentais ou orgânicas, acompanhamento pós-cirúrgico de lesões das cordas vocais, presbifonias por envelhecimento e acompanhamento em profissionais de voz para desempenho/performance vocal), sempre pela abordagem da terapia vocal fisiológica. Nestes últimos anos, dedicada ao estudo e integração de recursos terapêuticos combinados à terapia convencional, com base no que tem sido visto como evidência científica, de forma, a otimizar o processo terapêutico (Fotobiomodulação de baixa intensidade, Eletroestimulação transcutânea, Eletromiografia de superfície e Biofeedback). Percurso académico: Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão; Pós-graduação em Neuropsicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada; Estágio profissional no Jonh´s Hopkins Hospital, USA, áreas de voz e deglutição; Pós-graduação em Especialização de Motricidade Orofacial, CEFAC, São Paulo. Participação em encontros/jornadas científicas como formadora, na área da voz e deglutição; co-autora de alguns artigos publicados em revistas internacionais na área da voz. Formadora na Especialização Avançada em Prática Clínica nas Perturbações da Comunicação, Linguagem e Fala: Módulo A Voz na Criança - Avaliação e Intervenção na Disfonia Pediátrica. Especialização em Eletrofisiologia com Aplicações Terapêuticas para Terapeutas da Fala, EPAP. Certificação de Coaching de Comunicação e Voz, High Performance Vocal Coaching.
Catarina Mateus
Terapeuta da Fala
Funções: Terapeuta da fala no Projeto Speechcare Schools e no Centro de Tratamento de Gaguez. Experiência profissional: Experiência com crianças com crianças e adultos, em contexto escolar, hospitalar e clínica privada. Formadora certificada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional com Certificado de Competências Pedagógicas. Percurso académico: Mestrado em Supervisão Clínica e Gestão de Recursos em Terapia da Fala e Licenciatura em Terapia da Fala, na Escola Superior de Saúde de Alcoitão. Formações na área da Linguagem (oral e escrita) e Gaguez.
Joana Cordeiro
Terapeuta da Fala
Funções: Terapeuta da Fala da Speechcare em contexto clínico. Experiência profissional: Experiência profissional na avaliação e intervenção em contexto escolar público e privado (pré-escolar e 1º ciclo) e clínica privada. Formadora certificada (com Certificado de Competências Pedagógicas) de Pais, Educadores de Infância e Professores de 1º ciclo, nas áreas da comunicação, linguagem e fala. Percurso académico: Pós-graduação em Perturbações dos Sons da Fala, pela Universidade do Algarve; Pós-graduação em Neuro-desenvolvimento em Pediatria: do Diagnóstico à Intervenção pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa; Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde da Universidade Atlântica. Participação e colaboração em encontros científicos na área do neurodesenvolvimento.
Rita Gonzalez
Terapeuta da Fala
Experiência Profissional: 20 anos de experiência em equipa multidisciplinar no contexto das perturbações do neurodesenvolvimento, na avaliação e intervenção na primeira infância e coordenação de trabalho terapêutico em equipa e programas especializados para Perturbações do Espectro do Autismo. Especial interesse e formação nas perturbações da comunicação, da linguagem e da fala em idade pré-escolar. Experiência em contexto hospitalar em consulta de otorrinolaringologia e pediatria. Educadora Clínica, de estágio curriculares, da Escola Superior de Saúde do Alcoitão e da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal. Participação em encontros científicos como formadora e oradora na temática da comunicação e linguagem na primeira infância. Percurso académico: Certificação e formação para a aplicação clínica de ADI-R e ADOS G. Formação em Floortime, por Çigdem Ergil, International Expert DIR and Training leader (DIR/Floortime® 101, Introdutory Course). Formação contínua no estudo das perturbações da comunicação e da linguagem, presença em encontros científicos nacionais e internacionais. Licenciada em Terapia da Fala, pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão.
Rita Machado
Terapeuta da Fala
Funções: Terapeuta da Fala no Projeto SpeechCare Schools Experiência Profissional: Experiência profissional em contexto escolar (pré-escolar, 1º e 2º ciclo) e em clínica privada ao nível das áreas da comunicação, linguagem e fala. Experiência na intervenção com crianças com perturbações do neuro desenvolvimento. Percurso académico: Licenciada em Terapia da Fala desde 2013, pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto. Formadora Certificada com o Certificado de Competências Pedagógicas. Pós-Graduada em Perturbações da Comunicação, Linguagem e Fala na criança pelo Instituto CRIAP. Formações nas áreas da comunicação, linguagem oral e escrita e fala.
Carolina Vieira
Terapeuta da Fala
Funções: Terapeuta da Fala no Projeto SpeechCare Schools. Experiência profissional: Experiência com crianças (idade pré-escolar, 1º e 2º ciclo) em contexto escolar e de clínica privada, assim como com adultos em contexto hospitalar, integrando equipas multi e interdisciplinares. Percurso académico: Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria. Formações nas áreas de comunicação, linguagem (oral e escrita), fala e processamento auditivo.
Bárbara Marques
Terapeuta da Fala
Funções: Terapeuta da Fala no Projeto SpeechCare Schools. Experiência profissional: Iniciou o seu percurso profissional na área da intervenção precoce, integrando equipa interdisciplinar, baseada no modelo de práticas centradas na família. Atualmente tem experiência de intervenção em contexto clínico e escolar, com crianças em idade pré-escolar, 1º e 2º ciclo, nas áreas de linguagem oral e leitura e escrita. Percurso académico: Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto. Formação na área da linguagem (oral e escrita), "Curso Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem e Dislexia", "método HABILES", "Teste ACCLE".
Sofia Ribeiro
Terapeuta da Fala
Funções: Terapeuta da Fala no Projeto SpeechCare Schools. Experiência profissional: Intervenção em contexto hospitalar, clínico e escolar, com foco na população infantojuvenil (idade pré-escolar, 1º e 2º ciclo), nas áreas de comunicação, fala, linguagem oral, leitura e escrita, integrando equipas multi e interdisciplinares. Percurso académico: Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal. Formações nas áreas de comunicação, fala e linguagem (oral e escrita) em Portugal e Espanha.
Sofia Nobre
Terapeuta da Fala
Funções: Terapeuta da Fala no Projeto SpeechCare Schools. Experiência profissional: Experiência de estágio curricular com crianças (idade pré-escolar e 1º ciclo) em contexto escolar e clínica, assim como com adultos em contexto hospitalar, integrando equipas multi e interdisciplinares. Percurso académico: Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão. Formações na área da fala, linguagem e multilinguismo.
Inês Firmino
Terapeuta da Fala
Funções: Terapeuta da Fala no Projeto SpeechCare Schools. Experiência profissional: Experiência com crianças em contexto escolar e hospitalar (pré-escolar e 1º ciclo), assim como com adultos em contexto hospitalar, integrando equipas multidisciplinares. Percurso académico: Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA). Formações na área da fala, linguagem (oral e escrita) e comunicação.
Daniela Gonçalves
Terapeuta da Fala
Funções: Terapeuta da fala no Projeto Speechcare Schools. Experiência profissional: Experiência em contexto escolar público, privado e IPSS (pré-escolar, 1ºciclo e 2º ciclo) ao nível das áreas da comunicação verbal e não-verbal, linguagem oral e escrita e fala. Co-autora e dinamizadora do Programa de Promoção da Consciência Fonológica “Descobrir os Sons”. Colaboração e dinamização de sessões de esclarecimentos para educadores e professores. Percurso académico: Pós-Graduação em Perturbações da Comunicação, Linguagem e Fala: Bases Teóricas, Avaliação e Intervenção pelo Instituto CRIAP. Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde Egas Moniz. Formações nas áreas da Linguagem Oral e Escrita e Perturbações do Processamento Auditivo Central.
Leonor Mineiro
Terapeuta da Fala
Funções: Terapeuta da Fala. Experiência profissional: Experiência profissional em contexto escolar (pré-escolar, 1º e 2º ciclo), clínica privada e Centro de Neurodesenvolvimento Infantil nas áreas da Comunicação, Fala, Linguagem (oral e escrita), Motricidade Orofacial e Perturbações do Neurodesenvolvimento. Percurso académico: Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS-IPS). Formação das áreas da Fala, Linguagem (oral e escrita) e Integração Sensorial. Pós Graduada em Perturbações dos Sons da Fala pela Universidade do Algarve (UAlg). Formada em Terapia da Fala e Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM) pelo Wilma Simões European Institute (WSEI).
Joana Fonseca
Terapeuta da Fala
Funções: Terapeuta da Fala no projeto Speechcare Schools Experiência profissional: Ampla experiência de terapia da fala em contexto escolar público e privado (pré-escolar, 1º e 2º ciclos), clínica privada e IPSS. Experiência na área do neurodesenvolvimento na intervenção precoce, integrando equipa interdisciplinar, baseada no modelo de práticas centradas na família e práticas evidenciadas nas rotinas. Percurso académico: Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP). Pós-graduada em Motricidade Orofacial pelo Instituto Epap. Formação avançada em Linguagem oral e escrita nas Perturbações Específicas da Linguagem, pela SeedGo, e nas Perturbações Alimentares da Infância, pelo Instituto Criap. Participação em formações nas áreas da motricidade orofacial, fala, linguagem e disfagia.
Mariana Ferreira
Terapeuta da Fala
Experiência profissional: Experiência com crianças em contexto escolar e clínico (pré-escolar e 1º ciclo), assim como com adultos, em situação paliativa, em contexto clínico, integrando equipas multidisciplinares. Percurso académico: Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA). Formações na área da linguagem (oral e escrita).
Sara Ferreira
Psicóloga Clínica e Neuropsicóloga
Funções: Psicóloga clínica, neuropsicóloga e formadora na SpeechCare e no Centro de Tratamento de Gaguez. Experiência profissional: Experiência na avaliação e intervenção neuropsicológica em crianças, adolescentes e jovens adultos (perturbações do neurodesenvolvimento). Acompanhamento psicológico de crianças, adolescentes e adultos (ansiedade, depressão, perturbações da personalidade). Oradora e autora de publicações científicas internacionais. Orientadora de estágios académicos. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Percurso académico: Mestrado em Neurociências (Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa). Mestrado integrado em Psicologia Clínica (Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa). Pós-graduação em Neuropsicologia Clínica e em Intervenção Neuropsicológica: Avaliação e Reabilitação (INSPSIC - Instituto Português de Psicologia). Colaboração em projetos de investigação no âmbito da neurobiologia da empatia, comportamento social e personalidade desenvolvidos no Laboratório de Neurociências Biomédicas (Diana Prata's Lab) do Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa). Formação na área da Gaguez (Tartamudez Center). Certificado em Psicotraumatologia (ESTSS - European Society for Traumatic Stress Studies).
Beatriz Raposo
Psicóloga Clínica
.
Inês Fonseca
Psicóloga Clínica e da Saúde
Funções: Psicóloga Clínica e da Saúde Experiência profissional: Realizou o estágio curricular em contexto hospitalar (Núcleo de Psicologia Pediátrica do Hospital Prof. Fernando da Fonseca) e o estágio profissional na Associação Portuguesa de Neurofibromatose, tendo sido fundadora do projeto Psicologia na APNF, dando resposta especializada a crianças, jovens e familiares/cuidadores. Experiência num centro de acolhimento temporário de crianças (Mimar). Experiência profissional na avaliação e intervenção nas perturbações do neurodesenvolvimento em contexto clínico (Centro de Neurodesenvolvimento e Comportamento da Criança e do Adolescente do Hospital da Luz - Lisboa). Atualmente, clabora no Instituto Belong e é membro fundador do programa Desafia.t - O Espetro da Vida Adulta, grupo de promoção de competências socioemocionais, socialização e autonomia para jovens com autismo. Percurso académico: Mestrado Integrado em Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa; Certificada em instrumentos específicos - ADI-R e ADOS 2 - para despiste de Perturbação do Espetro do Autismo. Realizou o estágio curricular em contexto hospitalar (Núcleo de Psicologia Pediátrica do Hospital Prof. Fernando da Fonseca) e o estágio profissional na Associação Portuguesa de Neurofibromatose, tendo sido fundadora do projeto Psicologia na APNF, dando resposta especializada a crianças, jovens e familiares/cuidadores. Atualmente, frequenta a pós-graduação em Psicoterapia Comportamental, Cognitiva e Integrativa, na vertente de crianças e adolescentes pela APTCCI. Áreas de Interesse: perturbações do neurodesenvovimento, perturbações de ansiedade, do humor, parentalidade, doenças crónicas e eventos de vida significantes em idade pediátrica (luto, trauma, adoção).
Mariana Lucas
Psicóloga Clínica e Neuropsicóloga
Funções: Psicóloga Clínica e Neuropsicóloga Experiência profissional: avaliação e intervenção de crianças e jovens com perturbações do neurodesenvolvimento e adultos neurodivergentes, com particular destaque para a Perturbação do Espetro do Autismo, Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção e co-morbilidades associadas (ansiedade e depressão). Dinamizadora de grupos de competências sociais. Co-fundadora de uma clínica materno-infantil que oferece cuidados abrangentes desde a pré-concepção até ao pós-parto, com consultas dirigidas para a orientação parental e saúde mental da mulher. Oradora em conferências, convidada a colaborar na unidade curricular de Intervenção e Reabilitação Neuropsicológica do mestrado de Neuropsicologia da Universidade Católica de Lisboa e colaboradora em projetos de investigação em neurociências. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Percurso académico: Licenciatura em Reabilitação Psicomotora pela Faculdade de Motricidade Humana (Universidade Técnica de Lisboa). Licenciatura em Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Mestrado em Neuropsicologia e Pós-Graduação em Neurodesenvolvimento Pediátrico pela Universidade Católica de Lisboa (Instituto de Ciências da Saúde). Colaboradora em projetos de investigação em neurociências no IBILI - Instituto Biomédico de Luz e Imagem da Faculdade de Medicina (Universidade de Coimbra) e no Albert Einstein College of Medicine (Nova Iorque, EUA). A frequentar a pós-graduação avançada de psicoterapia infantil (Associação Portuguesa de Terapias Comportamental, Cognitivo e Integrativa). Formação em instrumentos especializados na avaliação da Perturbação do Espetro do Autismo (ADI-R e ADOS-2); Formação em EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing) Nível 1, certificação online em "Psychiatric Disorders in Women: Diagnostic and Treatment Considerations Across the Female Lifespan” pelo Massachusetts General Hospital - Psychiatric Academy - e formação em programas de competências parentais para crianças e adolescentes (Programas Anos Incríveis; Mais Família Mais Jovem).
Alexandra Brandão
Psicóloga Clínica e da Saúde
Funções: Psicóloga Clínica e da Saúde Formação Licenciatura (pré-Bolonha) em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada, em Lisboa, 2004. Pós-Graduação em Aconselhamento e Psicoterapia Comportamental e Cognitiva, com Crianças e Adolescentes, Associação Portuguesa de Terapias Comportamental, Cognitiva e Integrativa (APTCCI). Certificada na prática clínica de Avaliação Cognitiva (Escala Inteligência de Wechsler-WISCIII), no instrumento de diagnóstico e despiste do Espectro do Autismo (ADOS-2) e Avaliação Neuropsicológica (BANC- Nível I e Nível II- Avançado). Experiência Profissional Psicóloga no Centro de Neurodesenvolvimento e Comportamento da Criança e Adolescente do Hospital da Luz Lisboa desde 2013, com atividade clínica na avaliação e intervenção psicológica com crianças e adolescentes e intervenção psicológica com jovens adultos. Dinamização de grupos de promoção de competências socioemcionais para crianças e jovens com perturbações do neurodesenvolvimento. Orientadora de estágio do Ano Profissional Júnior, da Ordem dos Psicólogos Portugueses (2019). Psicóloga na Associação Crescer com Sentido (2010-2016). Avaliação e apoio psicológico de crianças e jovens. Promoção de competências parentais, no âmbito do processo de intervenção com crianças e adolescentes. Sócia fundadora e membro da direção da Associação Crescer com Sentido (2010-2016), tendo desempenhado funções de coordenação do departamento de psicologia e recursos humanos. Psicóloga na Fundação Renascer (2007-2010). Avaliação e apoio psicológico de crianças e jovens. Promoção de competências parentais, no âmbito do processo de intervenção com crianças e adolescentes Áreas de interesse: Perturbações do neurodesenvolvimento, do comportamento, perturbações de ansiedade, do humor, da personalidade, parentalidade e transição para vida adulta.
Vanessa Martinho
Psicomotricista
Experiência profissional: Avaliação e intervenção nas Perturbações do Neurodesenvolvimento em contexto clínico e em contexto escolar, desde 2014, com crianças em idade pré-escolar e escolar – Perturbações da Aprendizagem Específica, Perturbação do Espetro do Autismo, Atraso Global do Desenvolvimento, Perturbação do Desenvolvimento Intelectual, Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção. Terapia Assistida por Cavalos e Equitação Adaptada (2010-2017). Supervisão de estágios da Licenciatura em Reabilitação Psicomotora da Faculdade de Motricidade Humana (2019-2020). Percurso académico: Licenciatura em Reabilitação Psicomotora (Faculdade de Motricidade Humana). Mestrado em Educação Especial, Especialização em Intervenção Precoce (Universidade do Minho). Curso Avançado de Dislexia (Instituto CRIAP). Curso Avançado de Hiperatividade/Défice de Atenção (Instituto CRIAP). Curso para Líder de Grupos de Pais com o Programa Anos Incríveis. Curso Certificação para a utilização das Escalas de Avaliação do Desenvolvimento de Ruth Griffiths. Curso Discalculia e Baixo Desempenho a Matemática (Academia Portal da Dislexia). Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores.
Francisca Dragão
Psicomotricista
Experiência profissional: Avaliação e intervenção psicomotora desde a primeira infância até à terceira infância em contexto clínico e contexto escolar. Perturbações do Nuerodesenvolvimento – Atraso Global do Desenvolvimento; Perturbação do Espetro do Autismo; Perturbações de Hiperatividade e Défice de Atenção; Perturbação do Desenvolvimento Intelectual. Dificuldades de aprendizagem – Agitação/inibição psicomotora. Dificuldades na identificação, gestão e regulação de emoções com impacto no agir/expressividade. Publicações: Reflexão sobre o envolvimento familiar e o sucesso escolar da criança - Revista de Educação Especial e Reabilitação - IV série - vol 26 · 20 de nov de 2019. AS COMPETÊNCIAS PSICOMOTORAS E A QUALIDADE DE VIDA NOS IDOSOS COM E SEM DEMÊNCIA - Revista Iberoamericana de Psicomotricidad y Técnicas Corporales · 14 de out de 2019. Monitora no Congresso Nacional do PHDA de 2019 em Lisboa – Planeamento de dinâmicas, especificas para realizar ao longo do dia (atividades onde eram trabalhadas diversas competências psicomotoras, bem como, as limitações que caraterizam a PHDA). Percurso Académico: Licenciatura e Mestrado em Reabilitação Psicomotora pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH – Universidade de Lisboa). Pós-Graduação em Neurodesenvolvimento em Pediatria pela Universidade Católica Portuguesa – Instituto de Ciências da Saúde. DIR 101 – Uma introdução a DIR® e DIR / Floortime® - International Council on Development and Learning. Formações na área da Reabilitação Psicomotora - "Introdução à metodologia da avaliação psicomotora qualitativa e quantitativa na criança”, em formato on-line e Formação com Huellar Psicomotricidad (Argentina)“Informe Psicomotor – Herramientas para su confección”. Outras formações na área do desenvolvimento infantil - Formação on-line sobre a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, com um total de 10 horas.
Mónica Gaspar
Psicomotricista
Experiência profissional: Ampla experiência profissional na avaliação e intervenção psicomotora, com fins educativos, reeducativos ou terapêuticos, com crianças com Atraso do Desenvolvimento Neuropsicomotor, Perturbações Específicas da Aprendizagem – Dislexia, Disgrafia e Disortografia, Perturbação do Espetro do Autismo, entre outras. Experiência de intervenção em contexto clínico, escolar público e privado, em equipa de intervenção precoce (crianças dos 0 aos 6 anos) e no centro de recursos para a inclusão – cri (crianças do 1º, 2º e 3º ciclo). Experiência profissional com jovens e adultos com deficiência intelectual e desenvolvimental, na área da reabilitação, desporto e lazer. Percurso académico: Licenciatura em Motricidade Humana-Educação Especial e Reabilitação. Curso de Disgrafia e Disortografia (Academia Portal da Dislexia). Curso de Motricidade Fina (Desenvolver Infância). Formação “Baby Signs”, Nivel I e II. Instrutora de Massagem Infantil, pela International Association of Infant Massage. Curso de Língua Gestual Portuguesa. Orientadora Externa de Estágios na Licenciatura de Reabilitação Psicomotora (Faculdade de Motricidade Humana). Membro efetivo da Associação Portuguesa de Psicomotricidade.
João Ribeiro
Psicomotricista
Experiência profissional: Experiência em intervenção em ambiente clínico e escolar com crianças (idade pré-escolar, 1º e 2º ciclos) Percurso Académico: Licenciado em Reabilitação Psicomotora pela Faculdade de Motricidade Humana; Curso de "Psicomotricidade e Saúde Mental Infanto-Juvenil" da Associação Portuguesa de Psicomotricidade; Workshop "Observar, Viver, Transformar: O Psicomotricista e o seu acompanhamento de crianças no Espetro"; Workshop "A Psicomotricidade no Autismo; Curso de DIR® 101 – INTRODUÇÃO AO MODELO DIR® / DIRFLOORTIME; Curso Avançado em Jogo e Motricidade Infantil no Contexto Pedagógico.