A nossa equipa
A nossa equipa é o coração do que fazemos. Unidos por uma cultura de excelência e inovação, abraçamos uma filosofia de trabalho que valoriza tanto a competência profissional quanto a personalidade única de cada membro, elementos essenciais que nos permitem conectar de forma genuína com cada pessoa e família que nos procura.

Gonçalo Leal
CEO e Diretor Clínico
ACSS C-002859180
Fundador, diretor, coordenador clínico e terapeuta da fala na Speechcare. Co-fundador e coordenador clínico do Centro de Tratamento de Gaguez e do seu projecto internacional: tartamudez.center e istutter.center. Experiência profissional: Cerca de 18 anos de experiência em terapia da fala. Participação como professor convidado em Pós-graduações, Licenciaturas e Mestrados nas áreas das perturbações da fluência, na Escola Superior de Saúde Egas Moniz (2010-2015) e Faculdade de Medicina de Concepción, de Santiago do Chile (em curso). Colaboração com o Instituto Brasileiro de Fluência e com a Stuttering Foundation (EUA). Membro Fundador da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala. Foi coordenador da Comissão Ética da Associação Portuguesa de Terapia da Fala Percurso académico: Doutorando pelo Instituto das Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa em Ciências da Cognição e da Linguagem, aplicadas ao Tratamento da Gaguez. Foi investigador convidado da UC Riverside School of Medicine, Califórnia (EUA). Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde Egas Moniz.

Rita Carneiro
Diretora Geral
Funções: Diretora Geral da SpeechCare, co-fundadora do Centro de Tratamento da Gaguez e do seu projecto internacional: tartamudez.center e istutter.center. Experiência profissional: Experiência de docência em ensino avançado e pós-graduações. 10 anos de prática clínica em ambiente escolar e 5 de coordenação nas áreas de terapia miofuncional oral e gaguez. Experiência profissional em unidades geriátricas e clínicas fisiátricas. Participação em encontros científicos como formadora e oradora. Colaboração com o projeto Freach - terapia online para a gaguez (Alemanha). Formação “Pratical Treatment Strategies for Preschool and School-Age Children Who Stutter” por J. Scott Yaruss (maio 2019); Mini Kids - Stuttering Modification for young children; por Peter Schneider e Veerle Waelkens. (fevereiro 2020);Membro Fundador da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala, membro do departamento de motricidade orofacial, membro de Direção da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala e membro do Conselho Fiscal da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala. Percurso académico: Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto Instituto Politécnico do Porto. Pós-graduação em Motricidade Orofacial em São Paulo; Pós graduação em Motricidade Orofacial em Lisboa.

Nicole Agrela
Terapeuta da Fala Coordenadora Técnica SpeechCare
ACSS C-045854173
Funções: Coordenadora Técnica da SpeechCare. Realiza em contexto escolar e clínico, sessões de terapia da fala personalizadas, bem como ações de formação dirigidas a educadores de infância e professores, com o objetivo de identificar e intervir precocemente em dificuldades ao nível da linguagem oral, leitura e escrita, nomeadamente na Dislexia e na Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem (PDL/DLD). Experiência profissional: Ampla experiência na área da Terapia da Fala e na Coordenação de Equipas em contexto escolar e de clínica privada. Percurso académico: Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve. Doutorada em Ciências da Cognição e da Linguagem pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa (ICS-UCP). Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Saúde do Alcoitão. Coordenadora Científica e Docente do curso Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem e Dislexia. Coordenadora Científica de Especializações Avançadas no Instituto CRIAP. Orientadora clínica a nível nacional e internacional. Autora e coautora de diversas publicações científicas em revistas nacionais e internacionais. Revisora de artigos científicos a nível nacional e internacional. Formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC/RFO – 42586/24).

Cátia Catita
Terapeuta da Fala Coordenadora Técnica SpeechCare e do Centro de Tratamento de Gaguez
ACSS C-048953172
Funções: Terapeuta da fala no Centro de Tratamento de Gaguez e nos projetos internacionais: tartamudezcenter e istuttercenter. Experiência profissional: Experiência profissional na avaliação e intervenção nas perturbações do neurodesenvolvimento em contexto clínico (Centro de Tratamento de Gaguez e Centro de Neurodesenvolvimento e Comportamento da Criança e do Adolescente do Hospital da Luz Lisboa) e em contexto escolar. Oradora em jornadas e seminários a nível nacional e em formações a nível nacional e internacional. Membro do Departamento de Fluência da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala. Percurso académico: Especialização Europeia em Perturbações da Fluência (Gaguez e Taquifemia) - European Clinical Specialization in Fluency Disorders (ECSF) pela Universidade Thomas Moore (Bélgica); Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS-IPS). Formação certificada “Pratical Treatment Strategies for Preschool and School-Age Children Who Stutter” por J. Scott Yaruss (maio 2019);Mini Kids - Stuttering Modification for young children; por Peter Schneider e Veerle Waelkens. (fevereiro 2020); Parent–Child Interaction Therapy (PCIT)” Michael Palin Centre (Março, 2020); “Demands and Capacities Model based treatment for preschool stuttering children (RESTART-DCM); por Marie-Christine Franken e Ellen Laroes (a decorrer até maio 2021).

Ana Andrade
Terapeuta da Fala
Coordenadora Região Norte
ACSS C-043164170
Funções: Coordenadora na região Norte da Speechcare e terapeuta da fala no Centro de Tratamento de Gaguez e no seu projecto internacional istutter.center Experiência profissional: ampla experiência clínica, nacional e internacional, na área das perturbações da fluência. Histórico de prática clínica em contexto escolar nas áreas da linguagem na criança, fala e comunicação. Atividade pedagógica como docente na área técnico-científica de terapia da fala da Escola Superior de Saúde do Porto (2015-2022) e como formadora nas áreas da fluência e voz profissional. Membro do Departamento de Fluência da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala desde 2017. Participação e colaboração em encontros científicos, cursos e seminários na área da fluência. Percurso académico: Doutoranda na área da Avaliação da gaguez infantil no Programa de Ciências da Educação e Comportamento da Universidade de Vigo. Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho. Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto do Instituto Politécnico do Porto. Certificada em Programação Neurolinguística e Coaching. Formadora certificada e acreditada no domínio de Educação para a Saúde.

Carlota Leitão
Terapeuta da Fala Coordenadora SpeechCare Schools
ACSS C-056054173
Funções: Coordenadora das relações institucionais com colégios na Speechcare, Terapeuta da Fala no Centro de Tratamento de Gaguez e no projecto internacional tartamudez.center Experiência profissional: Ampla experiência de terapia da fala em clínica e em ambiente escolar. Percurso académico: Especialização Europeia em perturbações da fluência (Bruges, Bélgica). Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde Egas Moniz. Licenciatura em Filosofia pela Universidad Comillas (Madrid). Formações em ferramentas psicológicas para o acompanhamento terapêutico pela UNINPSI (Madrid). Formações na área de Comunicação, Linguagem oral e Gaguez. Participação e colaboração no 1º Symposium do Centro Tratamento de Gaguez e no Congreso Internacional de Trastornos de la Fluidez del Habla.

Bernardo Aguiar
Coordenação de projetos de impacto Social
Funções: Desenvolvimento e coordenação da candidatura a novos projectos, com foco no impacto social, e dinamização da estratégia de comunicação da Speechcare a nível interno, na articulação entre diferentes iniciativas e as suas equipas, e externo, nas relações com comunidade, parceiros, investidores e sector público. Experiência profissional: 10 anos de experiência internacional na representação de interesses de start-ups, associações empresariais e empresas cotadas, junto das instituições europeias e de outros stakeholders em Bruxelas, na elaboração de estratégias de advocacy e comunicação e na gestão de projectos internacionais. 4 anos de experiência em jornalismo e assessoria de imprensa. Percurso académico: MBA Executivo - Vlerick University (Bruxelas, Bélgica), Mestrado em Políticas Europeias - Colégio da Europa (Bruges, Bélgica), Pós-graduação em Relações Internacionais (ISCSP – Universidade Técnica de Lisboa), Licenciatura em Ciências da Comunicação (FSCH – Universidade Nova de Lisboa).

Rita Valente
Investigação
Especialista em Perturbações de Fluência pela Universidade Thomas Moore (Bélgica). Exerce funções como Bolseira de Doutoramento na Universidade de Aveiro (UA), desenvolvendo trabalhos sob o tema “Desenvolvimento de Instrumentos de Avaliação para Adultos com Perturbações de Fluência”. Mestrado em Ciências da Fala e da Audição; Licenciatura em Terapia da Fala (Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro - ESSUA). Docente na ESSUA, lecionando conteúdos referentes às perturbações de fluência. Exerceu funções de Terapeuta da Fala em clínicas privadas e no projeto “Avaliação de Linguagem Pré-Escolar”. Possui publicações em proceedings de conferências, jornais indexados, patentes, tendo realizado diversas comunicações orais por convite, comunicações em conferências nacionais e internacionais.

Tiago Proença dos Santos
NeuroPediatra
Ordem dos Médicos 42868
Funções: Consultas de Neuropediatria e Pediatria do Desenvolvimento. Experiência profissional: Médico Neuropediatra no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. É membro do Conselho Consultivo Médico da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e do Conselho Consultivo Médico de Avaliação Farmacêutica no Infarmed, IP. Desempenha funções de Professor Assistente na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Investigador com experiência em ensaios clínicos. Possui publicações científicas em revistas de renome nacional e internacional. É frequentemente convidado como orador para conferências sobre Neuropediatria e Pediatria do Desenvolvimento, tanto em Portugal como no estrangeiro. Áreas de Especialização: Perturbações de Hiperatividade e Défice de Atenção Perturbação do Espectro do Autismo Tiques e Síndrome de Tourette (Doenças do Movimento) Perturbações do Sono Epilepsia Atraso Global do Desenvolvimento Perturbações de Aprendizagem

Rita Teixeira
Psiquiatra da Infância e Adolescência e Terapeuta Familiar
Ordem dos Médicos 49508
Funções: Consultas de Pedopsiquiatria e consultas de Terapia Familiar e de Casal. Experiência profissional: Médica Pedopsiquiatra na Unidade Local de Saúde de Santa Maria, em Lisboa. Terapeuta Familiar e de Casal. Autora e coautora de comunicações orais, publicações e capítulos de livros no âmbito da saúde mental infantil, nomeadamente relativos a temas relacionados com a resposta ao trauma. Participação em congressos e formações no mesmo âmbito. Áreas de Especialização: Perturbações do comportamento Pertubações do neurodesenvolvimento, nomeadamente Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção e Perturbação do Espectro do Autismo Perturbações do humor Perturbações de ansiedade Perturbações obsessivo-compulsivas Perturbações relacionadas com o trauma e outros factores de stress Perturbação da relação, comunicação e dinâmicas familiares

Andreia Bernardo
Técnica Administrativa

Susana Ferreira
Técnica Administrativa

Sara Mendes
Terapeuta da Fala
ACSS C-063310171
Funções: Terapeuta da fala no Centro de Tratamento de Gaguez. Experiência profissional: Experiência com crianças (idade pré-escolar, 1º ciclo e 2º ciclo) e adultos em contexto hospitalar e clínica privada. Percurso académico: Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria. Pós-Graduada em Motricidade Orofacial pelo Instituto EPAP - Ensino Profissional Avançado e Pós- Graduado. Formações na área da fluência, fala e linguagem (oral e escrita).

Susana Belo
Terapeuta da Fala
ACSS C-046252177
Funções: Terapeuta da Fala e formadora no Centro de Tratamento de Gaguez e nos seus projetos internacionais: istutter.center e tartamudez.center Experiência Profissional: Avaliação e intervenção nas áreas da fala, fluência verbal (gaguez), linguagem oral e linguagem escrita com crianças dos 3 aos 12 anos, em contexto clínico e escolar. Experiência em contexto clínico na avaliação e intervenção com adolescentes e adultos que gaguejam. Formadora na área das Perturbações da Fluência (gaguez e taquifémia), a nível nacional e internacional. Oradora em jornadas e seminários. Percurso Académico: Especialização Europeia em Perturbações da Fluência – (Gaguez e Taquifémia)/ European Clinical Specialization in Fluency Disorders - ECSF, pela Universidade Thomas More (Bélgica). Formação certificada em Programas de Intervenção com crianças que gaguejam: Palin Parent-Child Interaction (PCI) (Boston EUA, 2022), Demands and Capacities Model - RESTART (online, 2021), MINI KIDS - Stuttering Modification for young children (Bélgica, 2020), Practical Treatment Strategies, de Scott Yaruss (Portugal, 2019) Outros: "Using Cognitive Approaches to working with People who Stutter" - Boston University; Rational-Emotive Behavior Therapy for Stuttering (REBT) - Stuttering Foundation Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do IPS. Formadora Certificada - Competências Pedagógicas (CCP).

Carlos Brandão
Terapeuta da Fala
ACSS C-050336177
Funções: Terapeuta da Fala no Centro de Tratamento de Gaguez e no Projeto Speechcare Schools. Experiência Profissional: Experiência profissional em contexto clínico e escolar (pré-escolar, 1º e 2º ciclo) na avaliação e intervenção, de crianças e adultos, nas áreas da fluência (gaguez), linguagem e fala. Percurso Académico: Formação na área das Perturbações da Fluência (Gaguez e Taquifémia) - “Curso de Evaluación y Tratamiento de la Tartamudez”, organizado pelo Tartamudez Center e orientado pelo Diretor Clínico Gonçalo Leal; Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA). Formação na área da Linguagem (Oral e Escrita), Fala e Motricidade Orofacial; Participação no Estudo de Estimulação da Consciência Fonológica “Descobrir os Sons”, em contexto escolar.

Daniela Vieira
Terapeuta da Fala
ACSS C-043419178
Funções: Terapeuta da Fala no Centro de Tratamento de Gaguez. Experiência Profissional: Avaliação e intervenção com crianças, adolescentes e adultos que gaguejam. Experiência nas áreas da fala, fluência, linguagem oral e escrita, com equipas multidisciplinares em contexto escolar e de clínica privada. Colaboração na organização e dinamização de seminários, jornadas e workshops. Percurso Académico: Especialização Europeia em Perturbações da Fluência (European Clinical Specialization in Fluency Disorders) pela Universidade Thomas Moore (Bélgica); Participação no curso Pratical Treatment Strategies for Preschool and School-Age Children Who Stutter, por J. Scott Yaruss; Formadora Certificada pelo IEFP – Certificado de Competências Pedagógicas; Curso Avançado em Perturbação do Processamento Auditivo Central – nível I; Pós-Graduada em Motricidade Orofacial; Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria.

André Garcia
Terapeuta da Fala
ACSS C-030034183
Funções: Terapeuta da Fala no Centro de Tratamento de Gaguez Experiência Profissional: ampla experiência profissional e prática clínica em diversos contextos e com vários tipos de população: escolar (pré-escolar, 1º e 2º ciclos), clínica privada e IPSS (CAO, creche, jardim de infância e lar de idosos). Percurso académico: Pós-graduação em Intervenção Terapêutica Motora Oral e Facial (E.PAP e ESTAL). Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP-IPP). Licenciado em Psicologia pela Universidade da Madeira (UMa). Formador com Certificação Profissional da Secretaria Regional de Educação da RAM. Coautor de estudo científico sobre “Adaptação académica, criatividade e bem.estar dos estudantes universitários da RAM”, publicado no Livro de Atas das Jornadas de Psicopedagogia 2018 “Stress e Educação”. Formações nas áreas da Linguagem oral e escrita, Gaguez, Voz e disfonias, Língua Gestual Portuguesa (Nível 1 e 2), Curso de Apoio a Jovens e Adultos com Deficiência. Participação e colaboração no Congresso Mundial das Perturbações da Fluência IFA (2015 Lisboa).

Carolina Miranda
Terapeuta da Fala
ACSS - C-075623170
Experiência profissional: Contexto clínico na área da Fluência (gaguez), com crianças de idade pré-escolar e escolar e Experiência profissional em contexto escolar e clínico nas áreas da Linguagem (oral) e Comunicação, com crianças em idade pré-escolar. Percurso académico: Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão; Formação na área da Fluência (Gaguez e Taquifemia) - “Course Stuttering Assessment and Treatment - 2nd Edition”, organizado pelo iStutter Center; Formação na área da Linguagem (Oral e Escrita); Curso Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem e Dislexia - 5ª edição, organizado pelo SpeechCare Center; Using Cognitive Approaches with People who Stutter, organizado por Stuttering Foundation e Boston University; Programa de Intervenção para crianças que gaguejam “Palin Parent-Child Interaction Therapy”, organizado por Stuttering Foundation, Boston University e Michael Palin Centre “Aplicações Práticas para Crianças em Idade Escolar e Adolescentes: Cuidados Centrados na Pessoa na Avaliação e Intervenção da Gaguez”, ministrado por Kristin Chmela, e organizado pelo Centro de Tratamento de Gaguez; Realização de outras formações nas áreas da Fluência, Linguagem (Oral) e Comunicação.

Marisa Seabra
Terapeuta da Fala
Funções: Terapeuta da Fala na Speechcare em contexto clínico e no Projeto Speechcare Schools. Experiência profissional: experiência profissional de terapia da fala em contexto clínico, escolar (pré-escolar, 1º e 2º ciclo), IPSS e domiciliar, desde a primeira infância à idade adulta, ao nível da comunicação, linguagem, fala e leitura e escrita. Percurso académico: Mestre em Terapia da Fala, Percurso Linguagem e Comunicação na Criança, pela Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro. Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro. Formações complementares nas áreas de principal interesse, nomeadamente: Atenção Conjunta e Envolvimento nas PEA; Perturbações Motoras da Fala na Infância: Dispraxia Verbal do Desenvolvimento; Alterações de Fala de Origem Miofuncional; O papel do Terapeuta da Fala nas perturbações da leitura e escrita; Curso Intensivo de Dislexia, Disgrafia e Disortografia; Certificação na aplicação da Avaliação de Competências de Linguagem para a Leitura e Escrita (ACLLE). Autora e coautora de publicações científicas a nível nacional e internacional.

Rita Santos
Terapeuta da Fala
ACSS C-035543183
Funções: Terapeuta da Fala no Centro de Tratamento de Gaguez Experiência Profissional: Experiência com crianças, adultos e famílias na avaliação e intervenção, com especial interesse nas áreas da fluência (gaguez), linguagem oral e escrita e comunicação. Oradora e formadora, com participação na organização de cursos, congressos e jornadas sobre perturbações da fluência e outras perturbações do neurodesenvolvimento. Colaboração multidisciplinar na escrita de artigos para o público geral e de capítulos de livros sobre as perturbações do neurodesenvolvimento. Percurso Académico: Formação contínua nas áreas de interesse mencionadas. Especialização Clínica Europeia em Perturbações da Fluência (European Clinical Specialization in Fluency Disorders, Thomas More University College, Bélgica); Mestrado em Ciências da Fala e da Audição (Universidade de Aveiro); Licenciatura em Terapia da Fala (Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro).

Tânia Constantino
Terapeuta da Fala
ACSS C-012087181
Funções: Terapeuta da Fala nas áreas de Motricidade Orofacial, Voz e Deglutição. Experiência profissional: 23 anos de experiência clínica em contexto hospitalar, em consulta externa e internamento, trabalhando em equipas multidiscilinares, dedicada à prevenção, diagnóstico e reabilitação nas áreas de Motricidade Orofacial (alteração do sistema estomatognático, como respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala, em casos de acompanhamento em Ortodontia, Ortopedia funcional dos maxilares e pós-cirurgias Ortognáticas; casos de respiradores orais, disfunção tempo-mandibular, síndrome obstrutivo apneia do sono, paralisia facial); Deglutição (mais frequentemente as disfagias neurológicas, mecânicas e presbifagias) e Voz (prevenção de patologias vocais, disfonias comportamentais ou orgânicas, acompanhamento pós-cirúrgico de lesões das cordas vocais, presbifonias por envelhecimento e acompanhamento em profissionais de voz para desempenho/performance vocal), sempre pela abordagem da terapia vocal fisiológica. Nestes últimos anos, dedicada ao estudo e integração de recursos terapêuticos combinados à terapia convencional, com base no que tem sido visto como evidência científica, de forma, a otimizar o processo terapêutico (Fotobiomodulação de baixa intensidade, Eletroestimulação transcutânea, Eletromiografia de superfície e Biofeedback). Percurso académico: Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão; Pós-graduação em Neuropsicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada; Estágio profissional no Jonh´s Hopkins Hospital, USA, áreas de voz e deglutição; Pós-graduação em Especialização de Motricidade Orofacial, CEFAC, São Paulo. Participação em encontros/jornadas científicas como formadora, na área da voz e deglutição; co-autora de alguns artigos publicados em revistas internacionais na área da voz. Formadora na Especialização Avançada em Prática Clínica nas Perturbações da Comunicação, Linguagem e Fala: Módulo A Voz na Criança - Avaliação e Intervenção na Disfonia Pediátrica. Especialização em Eletrofisiologia com Aplicações Terapêuticas para Terapeutas da Fala, EPAP. Certificação de Coaching de Comunicação e Voz, High Performance Vocal Coaching.

Catarina Mateus
Terapeuta da Fala
ACSS - C-038832186
Funções: Terapeuta da fala no Projeto Speechcare Schools e no Centro de Tratamento de Gaguez. Experiência profissional: Experiência com crianças com crianças e adultos, em contexto escolar, hospitalar e clínica privada. Formadora certificada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional com Certificado de Competências Pedagógicas. Percurso académico: Mestrado em Supervisão Clínica e Gestão de Recursos em Terapia da Fala e Licenciatura em Terapia da Fala, na Escola Superior de Saúde de Alcoitão. Formações na área da Linguagem (oral e escrita) e Gaguez.
