
Gonçalo Leal
Terapeuta da Fala, Diretor Geral
Funções: Fundador, diretor, coordenador clínico e terapeuta da fala na Speechcare. Co-fundador e coordenador clínico do Centro de Tratamento de Gaguez e do seu projecto internacional: tartamudez.center e istutter.center. O Gonçalo dirige a equipa, supervisiona todo o trabalho no âmbito da gaguez e coordena as reuniões semanais.
Experiência profissional: Cerca de 14 anos de experiência em terapia da fala, tanto em clínica (Speechcare e Clínica Navegantes) como em ambiente escolar, e 10 de coordenação pedagógica. Participação como professor convidado em Pós-graduações, Licenciaturas e Mestrados nas áreas das perturbações da fluência, como na Escola Superior de Saúde Egas Moniz (2010-2015) ou na Faculdade de Medicina de Concepción, de Santiago do Chile (em curso). Colaboração com o Instituto Brasileiro de Fluência e com a Stuttering Foundation (EUA). Membro do Scientific Advisory Board do Parlo Institut (Alemanha). Membro Fundador da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala. Coordenador da Comissão Ética da Associação Portuguesa de Terapia da Fala
Percurso académico: Doutorando pelo Instituto das Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa em Ciências da Cognição e da Linguagem, aplicadas ao Tratamento da Gaguez. Investigador convidado da UC Riverside School of Medicine, Califórnia (EUA). Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde Egas Moniz.

Rita Carneiro
Diretora Financeira e de Operações
Funções: Diretora Financeira e de Operações da SpeechCare, co-fundadora do Centro de Tratamento da Gaguez e do seu projecto internacional: tartamudez.center e istutter.center.
Experiência profissional: Experiência de docência em ensino avançado e pós-graduações. 10 anos de prática clínica em ambiente escolar e 5 de coordenação nas áreas de terapia miofuncional oral e gaguez. Experiência profissional em unidades geriátricas e clínicas fisiátricas. Participação em encontros científicos como formadora e oradora. Colaboração com o projeto Freach - terapia online para a gaguez (Alemanha). Formação “Pratical Treatment Strategies for Preschool and School-Age Children Who Stutter” por J. Scott Yaruss (maio 2019); Mini Kids - Stuttering Modification for young children; por Peter Schneider e Veerle Waelkens. (fevereiro 2020);Membro Fundador da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala, membro do departamento de motricidade orofacial, membro de Direção da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala e membro do Conselho Fiscal da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala.
Percurso académico: Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto Instituto Politécnico do Porto. Pós-graduação em Motricidade Orofacial em São Paulo; Pós graduação em Motricidade Orofacial pelo instituto EPAP.

Nicole Agrela
Terapeuta da Fala, Coordenadora Técnica Speechcare
Funções: Coordenadora do projecto Schools, que desenvolve, no seio da comunidade escolar, sessões terapia da fala personalizadas, assim como formação de educadores e professores na identificação de disfunções da fala, linguagem e comunicação.
Experiência profissional: Ampla experiência profissional de terapia da fala, e de coordenação de trabalho terapêutico, em contexto escolar (pré-escolar e 1º ciclo), hospitalar, clínica privada e IPSS.
Percurso académico:
Licenciatura em Terapia da Fala na Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve.
Doutorada em Ciências da Cognição e da Linguagem no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa (ICS-UCP).
Colabora como docente convidada no Mestrado em Neuropsicologia no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa (ICS-UCP).
Docente na Especialização Avançada em Perturbações do Desenvolvimento da 1ª Infância à Adolescência (CRIAP)
Membro da direção da Revista Portuguesa de Terapia da Fala (RPTF).
Membro do Conselho Fiscal da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala (APTF)
Autora e coautora de várias publicações científicas a nível nacional e internacional.
Revisora de artigos científicos a nível nacional e internacional.

Cátia Catita
Terapeuta da Fala - Coordenadora de Área Infantil do Centro de Tratamento de Gaguez
Funções: Terapeuta da fala no Centro de Tratamento de Gaguez e nos projetos internacionais: tartamudezcenter e istuttercenter.
Experiência profissional: Experiência profissional na avaliação e intervenção nas perturbações do neurodesenvolvimento em contexto clínico (Centro de Tratamento de Gaguez e Centro de Neurodesenvolvimento e Comportamento da Criança e do Adolescente do Hospital da Luz Lisboa) e em contexto escolar. Oradora em jornadas e seminários a nível nacional e em formações a nível nacional e internacional. Membro do Departamento de Fluência da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala.
Percurso académico: Especialização Europeia em Perturbações da Fluência (Gaguez e Taquifemia) - European Clinical Specialization in Fluency Disorders (ECSF) pela Universidade Thomas Moore (Bélgica); Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS-IPS). Formação certificada “Pratical Treatment Strategies for Preschool and School-Age Children Who Stutter” por J. Scott Yaruss (maio 2019);Mini Kids - Stuttering Modification for young children; por Peter Schneider e Veerle Waelkens. (fevereiro 2020); Parent–Child Interaction Therapy (PCIT)” Michael Palin Centre (Março, 2020); “Demands and Capacities Model based treatment for preschool stuttering children (RESTART-DCM); por Marie-Christine Franken e Ellen Laroes (a decorrer até maio 2021).

Carlota Leitão
Terapeuta da Fala, Coordenadora Speechcare Schools
Funções: Coordenadora das relações institucionais com colégios na Speechcare, Terapeuta da Fala no Centro de Tratamento de Gaguez e no projecto internacional tartamudez.center
Experiência profissional: Ampla experiência de terapia da fala em clínica e em ambiente escolar.
Percurso académico: Especialização Europeia em perturbações da fluência (Bruges, Bélgica). Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde Egas Moniz. Licenciatura em Filosofia pela Universidad Comillas (Madrid). Formações em ferramentas psicológicas para o acompanhamento terapêutico pela UNINPSI (Madrid). Formações na área de Comunicação, Linguagem oral e Gaguez. Participação e colaboração no 1º Symposium do Centro Tratamento de Gaguez e no Congreso Internacional de Trastornos de la Fluidez del Habla.

Bernardo Aguiar
Coordenação de projetos de impacto social, comunicação e advocacy
Funções: Desenvolvimento e coordenação da candidatura a novos projectos, com foco no impacto social, e dinamização da estratégia de comunicação da Speechcare a nível interno, na articulação entre diferentes iniciativas e as suas equipas, e externo, nas relações com comunidade, parceiros, investidores e sector público.
Experiência profissional: 10 anos de experiência internacional na representação de interesses de start-ups, associações empresariais e empresas cotadas, junto das instituições europeias e de outros stakeholders em Bruxelas, na elaboração de estratégias de advocacy e comunicação e na gestão de projectos internacionais. 4 anos de experiência em jornalismo e assessoria de imprensa.
Percurso académico: MBA Executivo - Vlerick University (Bruxelas, Bélgica), Mestrado em Políticas Europeias - Colégio da Europa (Bruges, Bélgica), Pós-graduação em Relações Internacionais (ISCSP – Universidade Técnica de Lisboa), Licenciatura em Ciências da Comunicação (FSCH – Universidade Nova de Lisboa).

Elsa Marta Soares
Terapeuta da Fala, Coordenadora do SpeechCare Innovation Center – Abu Dhabi
Funções: Coordenadora e gestora de investigação e desenvolvimento do SpeechCare Innovation Center – Abu Dhabi.
Experiência profissional: Terapeuta da Fala desde 2006 com experiência na avaliação, diagnóstico e intervenção nas áreas da comunicação, linguagem e fala em Escolas, Equipas Multidisciplinares de Intervenção Precoce, Centros de Desenvolvimento e Instituições Particulares de Solidariedade Social. De 2010 a 2013 Investigadora da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Professora Adjunta (2014-2021) e coordenadora do Departamento de Ciências e Tecnologias da Saúde (2016-2020) da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria. Investigadora do Center for Innovative Health and Technology. Professora Adjunta da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto (21/22). Desde 2014, Coordenadora do Departamento de Fluência da Sociedade Portuguesa de Terapia da fala. Membro da Comissão de Ética da Associação Portuguesa de Terapia da Fala. Coautora de 4 livros e de artigos publicados em revistas da especialidade. Revisora de revistas científicas de referência.
Percurso académico: Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto, Pós-graduada em Educação Especial – Intervenção Precoce e Doutorada em Estudos da Criança.

Andreia Velhinho
Administrativa
.

Catarina Mateus
Terapeuta da Fala
Funções: Terapeuta da fala no Projeto Speechcare Schools e no Centro de Tratamento de Gaguez.
Experiência profissional:
Experiência com crianças com crianças e adultos, em contexto escolar, hospitalar e clínica privada.
Formadora certificada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional com Certificado de Competências Pedagógicas.
Percurso académico:
Mestrado em Supervisão Clínica e Gestão de Recursos em Terapia da Fala e Licenciatura em Terapia da Fala, na Escola Superior de Saúde de Alcoitão. Formações na área da Linguagem (oral e escrita) e Gaguez.

Joana Cordeiro
Terapeuta da Fala
Funções: Terapeuta da Fala da Speechcare em contexto clínico.
Experiência profissional: Experiência profissional na avaliação e intervenção em contexto escolar público e privado (pré-escolar e 1º ciclo) e clínica privada. Formadora certificada (com Certificado de Competências Pedagógicas) de Pais, Educadores de Infância e Professores de 1º ciclo, nas áreas da comunicação, linguagem e fala.
Percurso académico: Pós-graduação em Perturbações dos Sons da Fala, pela Universidade do Algarve; Pós-graduação em Neuro-desenvolvimento em Pediatria: do Diagnóstico à Intervenção pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa; Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde da Universidade Atlântica. Participação e colaboração em encontros científicos na área do neurodesenvolvimento.

Susana Belo
Terapeuta da Fala - Centro de Tratamento de Gaguez
Funções:
Terapeuta da Fala e formadora no Centro de Tratamento de Gaguez e nos seus
projetos internacionais: istutter.center e tartamudez.center
Experiência Profissional:
Avaliação e intervenção nas áreas da fala, fluência verbal (gaguez), linguagem oral e linguagem escrita com crianças dos 3 aos 12 anos, em contexto clínico e escolar. Experiência em contexto clínico na avaliação e intervenção com adolescentes e adultos que gaguejam. Formadora na área das Perturbações da Fluência (gaguez e taquifémia),
a nível nacional e internacional. Oradora em jornadas e seminários.
Percurso Académico:
European Clinical Specialization in Fluency Disorders, ECSF (Especialização Europeia em Perturbações da Fluência – (Gaguez e Taquifémia), pela Universidade Thomas More (Bélgica). Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do IPS. Formadora Certificada - Competências Pedagógicas (CCP). Participação nos cursos de intervenção com crianças que gaguejam: “Practical Treatment Strategies for Preschool and School-Age Children Who Stutter” pelo Dr. Scott Yaruss (maio 2019, Portugal); Mini Kids - Stuttering Modification for young children" (fevereiro 2020, Bélgica); Demandsand Capacities Model (RESTART)" (a decorrer até maio 2021). Pós-graduação em Motricidade Orofacial. Intercâmbio semestral na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP, 2013).

Ana Andrade
Terapeuta da Fala, Coordenadora Norte
Funções: Coordenadora na região Norte da Speechcare e terapeuta da fala no Centro de Tratamento de Gaguez e no seu projecto internacional istutter.center
Experiência profissional: Ampla experiência clínica nacional e internacional na área das perturbações da fluência. Docente na área técnico-científica de terapia da fala da Escola Superior de Saúde do Porto.Certificada em programação neurolinguística e coaching. Formadora certificada e acreditada no domínio de Educação para a Saúde (Conselho Científico-pedagógico da formação contínua). Formadora na área da voz profissional. Participação e colaboração em encontros científicos na área da fluência.
Percurso académico: Doutoranda na área da Gaguez Infantil no Programa de Ciências da Educação e Comportamento da Universidade de Vigo (Espanha). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho. Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto Instituto Politécnico do Porto. Curso Parent–Child Interaction Therapy (PCIT) Março, 2019.

Carlos Brandão
Terapeuta da Fala
Funções: Terapeuta da Fala no Centro de Tratamento de Gaguez e no Projeto Speechcare Schools.
Experiência Profissional: Experiência profissional em contexto clínico e escolar (pré-escolar, 1º e 2º ciclo) na avaliação e intervenção, de crianças e adultos, nas áreas da fluência (gaguez), linguagem e fala.
Percurso Académico: LFormação na área das Perturbações da Fluência (Gaguez e Taquifémia) - “Curso de Evaluación y Tratamiento de la Tartamudez”, organizado pelo Tartamudez Center e orientado pelo Diretor Clínico Gonçalo Leal; Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA). Formação na área da Linguagem (Oral e Escrita), Fala e Motricidade Orofacial; Participação no Estudo de Estimulação da Consciência Fonológica “Descobrir os Sons”, em contexto escolar.

Tânia Constantino
Terapeuta da Fala
Funções: Terapeuta da Fala nas áreas de Motricidade Orofacial, Voz e Deglutição.
Experiência profissional:
23 anos de experiência clínica em contexto hospitalar, em consulta externa e internamento, trabalhando em equipas multidiscilinares, dedicada à prevenção, diagnóstico e reabilitação nas áreas de Motricidade Orofacial (alteração do sistema estomatognático, como respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala, em casos de acompanhamento em Ortodontia, Ortopedia funcional dos maxilares e pós-cirurgias Ortognáticas; casos de respiradores orais, disfunção tempo-mandibular, síndrome obstrutivo apneia do sono, paralisia facial); Deglutição (mais frequentemente as disfagias neurológicas, mecânicas e presbifagias) e Voz (prevenção de patologias vocais, disfonias comportamentais ou orgânicas, acompanhamento pós-cirúrgico de lesões das cordas vocais, presbifonias por envelhecimento e acompanhamento em profissionais de voz para desempenho/performance vocal), sempre pela abordagem da terapia vocal fisiológica.
Nestes últimos anos, dedicada ao estudo e integração de recursos terapêuticos combinados à terapia convencional, com base no que tem sido visto como evidência científica, de forma, a otimizar o processo terapêutico (Fotobiomodulação de baixa intensidade, Eletroestimulação transcutânea, Eletromiografia de superfície e Biofeedback).
Percurso académico:
Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão;
Pós-graduação em Neuropsicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada;
Estágio profissional no Jonh´s Hopkins Hospital, USA, áreas de voz e deglutição;
Pós-graduação em Especialização de Motricidade Orofacial, CEFAC, São Paulo.
Participação em encontros/jornadas científicas como formadora, na área da voz e deglutição; co-autora de alguns artigos publicados em revistas internacionais na área da voz.
Formadora na Especialização Avançada em Prática Clínica nas Perturbações da Comunicação, Linguagem e Fala: Módulo A Voz na Criança - Avaliação e Intervenção na Disfonia Pediátrica.
Especialização em Eletrofisiologia com Aplicações Terapêuticas para Terapeutas da Fala, EPAP.
Certificação de Coaching de Comunicação e Voz, High Performance Vocal Coaching.

Rita Machado
Terapeuta da Fala
Funções: Terapeuta da Fala no Projeto SpeechCare Schools
Experiência Profissional: Experiência profissional em contexto escolar (pré-escolar, 1º e 2º ciclo) e em clínica privada ao nível das áreas da comunicação, linguagem e fala. Experiência na intervenção com crianças com perturbações do neuro desenvolvimento.
Percurso académico: Licenciada em Terapia da Fala desde 2013, pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto. Formadora Certificada com o Certificado de Competências Pedagógicas. Pós-Graduada em Perturbações da Comunicação, Linguagem e Fala na criança pelo Instituto CRIAP. Formações nas áreas da comunicação, linguagem oral e escrita e fala.

Sara Mendes
Terapeuta da Fala
Funções: Terapeuta da fala no Projeto Speechcare Schools e no Centro de Tratamento de Gaguez.
Experiência profissional: Experiência com crianças (idade pré-escolar, 1º ciclo e 2º ciclo) e adultos em contexto hospitalar e clínica privada.
Percurso académico: Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria. Pós-Graduada em Motricidade Orofacial pelo Instituto EPAP - Ensino Profissional Avançado e Pós- Graduado. Formações na área da fluência, fala e linguagem (oral e escrita).

Daniela Gonçalves
Terapeuta da Fala
Funções: Terapeuta da fala no Projeto Speechcare Schools.
Experiência profissional: Experiência em contexto escolar público, privado e IPSS (pré-escolar, 1ºciclo e 2º ciclo) ao nível das áreas da comunicação verbal e não-verbal, linguagem oral e escrita e fala.
Co-autora e dinamizadora do Programa de Promoção da Consciência Fonológica “Descobrir os Sons”. Colaboração e dinamização de sessões de esclarecimentos para educadores e professores.
Percurso académico: Pós-Graduação em Perturbações da Comunicação, Linguagem e Fala: Bases Teóricas, Avaliação e Intervenção pelo Instituto CRIAP. Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde Egas Moniz. Formações nas áreas da Linguagem Oral e Escrita e Perturbações do Processamento Auditivo Central.

André Garcia
Terapeuta da Fala - Centro de Tratamento de Gaguez
Funções: Terapeuta da Fala no Centro de Tratamento de Gaguez
Experiência Profissional: ampla experiência profissional e prática clínica em diversos contextos e com vários tipos de população: escolar (pré-escolar, 1º e 2º ciclos), clínica privada e IPSS (CAO, creche, jardim de infância e lar de idosos).
Percurso académico: Pós-graduação em Intervenção Terapêutica Motora Oral e Facial (E.PAP e ESTAL). Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP-IPP). Licenciado em Psicologia pela Universidade da Madeira (UMa). Formador com Certificação Profissional da Secretaria Regional de Educação da RAM. Coautor de estudo científico sobre “Adaptação académica, criatividade e bem.estar dos estudantes universitários da RAM”, publicado no Livro de Atas das Jornadas de Psicopedagogia 2018 “Stress e Educação”. Formações nas áreas da Linguagem oral e escrita, Gaguez, Voz e disfonias, Língua Gestual Portuguesa (Nível 1 e 2), Curso de Apoio a Jovens e Adultos com Deficiência. Participação e colaboração no Congresso Mundial das Perturbações da Fluência IFA (2015 Lisboa).

Leonor Mineiro Cunha
Terapeuta da Fala
Funções: Terapeuta da Fala.
Experiência profissional: Experiência profissional em contexto escolar (pré-escolar, 1º e 2º ciclo), clínica privada e Centro de Neurodesenvolvimento Infantil nas áreas da Comunicação, Fala, Linguagem (oral e escrita), Motricidade Orofacial e Perturbações do Neurodesenvolvimento.
Percurso académico: Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS-IPS).
Formação das áreas da Fala, Linguagem (oral e escrita) e Integração Sensorial.
Pós Graduada em Perturbações dos Sons da Fala pela Universidade do Algarve (UAlg). Formada em Terapia da Fala e Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM) pelo Wilma Simões European Institute (WSEI).

Daniela Vieira
Terapeuta da Fala - Centro de Tratamento de Gaguez
Funções: Terapeuta da Fala no Centro de Tratamento de Gaguez.
Experiência Profissional: Avaliação e intervenção com crianças, adolescentes e adultos que gaguejam. Experiência nas áreas da fala, fluência, linguagem oral e escrita, com equipas multidisciplinares em contexto escolar e de clínica privada. Colaboração na organização e dinamização de seminários, jornadas e workshops.
Percurso Académico:
Especialização Europeia em Perturbações da Fluência (European Clinical Specialization in Fluency Disorders) pela Universidade Thomas Moore (Bélgica); Participação no curso Pratical Treatment Strategies for Preschool and School-Age Children Who Stutter, por J. Scott Yaruss; Formadora Certificada pelo IEFP – Certificado de Competências Pedagógicas; Curso Avançado em Perturbação do Processamento Auditivo Central – nível I; Pós-Graduada em Motricidade Orofacial; Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria.

Claudia Laranjo Pinto
Terapeuta da Fala
Funcões: Terapeuta da Fala – Projeto Speechcare Schools
Experiência Profissional: Experiência nacional e internacional de Terapia da Fala em Pediatria em contexto escolar e clínica privada. Experiência em Medicina Física e de Reabilitação em contexto hospitalar e clínica privada. Ampla experiência em síndromes raros, motricidade orofacial e disfagia. Formadora na área da motricidade orofacial e disfagia a técnicos de enfermagem, bem como de comunicação e linguagem a educadores.
Percurso Académico: Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto; Licenciatura em Ciências da Linguagem- vertente linguística pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Pós-graduação em Motricidade Orofacial pelo Instituto EPAP; Curso Intensivo de Reabilitação de Disfagias altas – CTRD Saúde e Educação; Curso Avançado de disfagia Orofaríngea no Adulto pelo CRIAP; Terapeuta PADOVAN em formação (Reorganização neurofuncional) Mód. 1 e 2; Formação profissional no Método DOLF: Desenvolvimento Oral, Linguístico e Fonológico; Formação Pedagógica Inicial de Formadores – CAP.

Joana Fonseca
Terapeuta da Fala
Funções: Terapeuta da Fala no projeto Speechcare Schools
Experiência profissional: Ampla experiência de terapia da fala em contexto escolar público e privado (pré-escolar, 1º e 2º ciclos), clínica privada e IPSS. Experiência na área do neurodesenvolvimento na intervenção precoce, integrando equipa interdisciplinar, baseada no modelo de práticas centradas na família e práticas evidenciadas nas rotinas.
Percurso académico: Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP). Pós-graduada em Motricidade Orofacial pelo Instituto Epap. Formação avançada em Linguagem oral e escrita nas Perturbações Específicas da Linguagem, pela SeedGo, e nas Perturbações Alimentares da Infância, pelo Instituto Criap. Participação em formações nas áreas da motricidade orofacial, fala, linguagem e disfagia.

Bárbara Marques
Terapeuta da Fala
Funções: Terapeuta da Fala no Projeto SpeechCare Schools.
Experiência profissional: Iniciou o seu percurso profissional na área da intervenção precoce, integrando equipa interdisciplinar, baseada no modelo de práticas centradas na família. Atualmente tem experiência de intervenção em contexto clínico e escolar, com crianças em idade pré-escolar, 1º e 2º ciclo, nas áreas de linguagem oral e leitura e escrita.
Percurso académico: Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto. Formação na área da linguagem (oral e escrita), "Curso Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem e Dislexia", "método HABILES", "Teste ACCLE".

Carolina Vieira
Terapeuta da Fala
Funções: Terapeuta da Fala no Projeto SpeechCare Schools.
Experiência profissional: Experiência com crianças (idade pré-escolar, 1º e 2º ciclo) em contexto escolar e de clínica privada, assim como com adultos em contexto hospitalar, integrando equipas multi e interdisciplinares.
Percurso académico: Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria. Formações nas áreas de comunicação, linguagem (oral e escrita), fala e processamento auditivo.
.

Sara Ferreira
Psicóloga Clínica e Neuropsicóloga
Funções: Psicóloga clínica, neuropsicóloga e formadora na SpeechCare e no Centro de Tratamento de Gaguez.
Experiência profissional: Experiência na avaliação e intervenção neuropsicológica em crianças, adolescentes e jovens adultos (perturbações do neurodesenvolvimento). Acompanhamento psicológico de crianças, adolescentes e adultos (ansiedade, depressão, perturbações da personalidade). Oradora e autora de publicações científicas internacionais. Orientadora de estágios académicos. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Percurso académico: Mestrado em Neurociências (Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa). Mestrado integrado em Psicologia Clínica (Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa). Pós-graduação em Neuropsicologia Clínica e em Intervenção Neuropsicológica: Avaliação e Reabilitação (INSPSIC - Instituto Português de Psicologia). Colaboração em projetos de investigação no âmbito da neurobiologia da empatia, comportamento social e personalidade desenvolvidos no Laboratório de Neurociências Biomédicas (Diana Prata's Lab) do Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa). Formação na área da Gaguez (Tartamudez Center). Certificado em Psicotraumatologia (ESTSS - European Society for Traumatic Stress Studies).
.

Carolina Matos
Terapeuta da Fala
Funções: Terapeuta da Fala no Projeto SpeechCare Schools.
Experiência profissional: Experiência com crianças (idade pré-escolar, 1º e 2º ciclo) em contexto escolar e hospitalar, assim como com adultos em contexto hospitalar, integrando equipas multi e interdisciplinares.
Percurso académico: Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria. Formações nas áreas de comunicação, linguagem (oral e escrita), fala, integração sensorial e musicoterapia.
.

Mariana Santos
Terapeuta da Fala
Funções: Terapeuta da fala no Projeto Speechcare Schools e no Centro de Tratamento de Gaguez no Porto.
Experiência profissional: Experiência com crianças em contexto escolar (pré-escolar e 1º ciclo) e adultos em contexto hospitalar e clínico, em equipas multi e interdisciplinares.
Percurso académico: Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Porto. Formações na área da fala, linguagem e comunicação. Formação na área das Perturbações da Fluência (Gaguez e Taquifémia) - “Online Course – Stuttering Assessment and Treatment” organizado pelo iStutter e orientado pelo Diretor Clínico Gonçalo Leal.
.

Sofia Ribeiro
Terapeuta da Fala
Funções: Terapeuta da Fala no Projeto SpeechCare Schools.
Experiência profissional: Intervenção em contexto hospitalar, clínico e escolar, com foco na população infantojuvenil (idade pré-escolar, 1º e 2º ciclo), nas áreas de comunicação, fala, linguagem oral, leitura e escrita, integrando equipas multi e interdisciplinares.
Percurso académico: Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal. Formações nas áreas de comunicação, fala e linguagem (oral e escrita) em Portugal e Espanha.
.

Sofia Nobre
Terapeuta da Fala
Funções: Terapeuta da Fala no Projeto SpeechCare Schools.
Experiência profissional: Experiência de estágio curricular com crianças (idade pré-escolar e 1º ciclo) em contexto escolar e clínica, assim como com adultos em contexto hospitalar, integrando equipas multi e interdisciplinares.
Percurso académico: Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão. Formações na área da fala, linguagem e multilinguismo.

Inês Firmino
Terapeuta da Fala
Funções: Terapeuta da Fala no Projeto SpeechCare Schools.
Experiência profissional: Experiência com crianças em contexto escolar e hospitalar (pré-escolar e 1º ciclo), assim como com adultos em contexto hospitalar, integrando equipas multidisciplinares.
Percurso académico: Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA). Formações na área da fala, linguagem (oral e escrita) e comunicação.