Sugestão de Leitura com estratégias de estimulação da linguagem


O nosso Terapeuta da Fala, Carlos Brandão, escolheu um clássico para as leituras de Verão: Todos no Sofá (editora Livros Horizonte) é um livro da autoria de Luísa Ducla Soares com ilustrações de Pedro Leitão. Tendo completado 20 anos, continua tão fresco e inovador como no dia em que foi publicado.


Todos no Sofá aborda a história dum menino chamado João Preguição, que está sentado no sofá com mais nove amigos animais, todos muito apertados. Um a um, os animais vão saindo, até ficar apenas o menino, que acaba por adormecer. Mas e se os animais voltarem para o sofá? O que acontecerá?


Este é um livro que explora a história dum menino chamado João Preguição, que está sentado no sofá com mais nove amigos animais, todos muito apertados. Um a um, os animais vão saindo, até ficar apenas o menino, que acaba por adormecer. Mas e se os animais voltarem para o sofá? O que acontecerá?


Com o objectivo de estimular a linguagem, sugerimos algumas estratégias de Consciência Fonológica (que é capacidade de identificar, manipular e refletir sobre os sons da fala, ou, por outras palavras, compreender que a linguagem é formada por palavras, as palavras por sílabas, e as sílabas por fonemas), como por exemplo:


- Divisão silábica com os nomes dos animais ("ra-to", "gi-ra-fa", "e-le-fan-te"),

- Identificação de silabas (Qual dos animais começa pela sílaba "ra"?)

- Ou, um bocadinho mais difícil, evocação de um animal pela sílaba inicial (Vamos dizer umanimal que comece pela sílaba "ra"?).


Boas leituras!

38 visualizações0 comentário