
Terapia da Fala Crianças
O Terapeuta da Fala intervém em várias áreas da Comunicação, Linguagem, Fala, Voz e Motricidade Orofacial. As seguintes são as áreas mais comuns na intervenção em crianças
Linguagem e Fala dos 0 aos 36 meses

A comunicação é a base de todas as relações. Desde os primeiros meses de vida, o Terapeuta da Fala pode apoiar o desenvolvimento da comunicação, orientando pais e cuidadores na estimulação adequada e intervindo se necessário nas dificuldades de comunicação fala e linguagem. Uma intervenção precoce pode fazer toda a diferença no crescimento saudável e confiante da criança.
Comunicação, Linguagem e Fala

À medida que a criança cresce e a linguagem se torna mais complexa, podem surgir dificuldades na expressão ou compreensão. Pais, educadores e professores podem notar que a criança tem mais dificuldade em comunicar ou estruturar o discurso.
O Terapeuta da Fala intervém nestas áreas, ajudando a criança a desenvolver estas competências essenciais.
Gaguez

A gaguez é uma condição neurobiológica, maioritariamente de origem genética, que altera a forma como o cérebro processa a fala. É uma condição que afeta a fluência da fala e pode gerar ruturas no discurso. Quando a criança começa a gaguejar, nem sempre é motivo de alarme, mas uma avaliação precoce ajuda a perceber se é apenas uma fase ou se necessita de acompanhamento especializado.
Cada caso é único e o tratamento é sempre ajustado às necessidades da pessoa, com o objetivo de melhorar a fluência, a confiança e a comunicação no dia a dia.
Na SpeechCare contamos ainda com o Centro de Tratamento de Gaguez, uma unidade altamente especializada e com larga experiência no acompanhamento de crianças, jovens e adultos. Visite o nosso site
Leitura e Escrita

As competências de leitura e escrita estão intimamente ligadas ao desenvolvimento da linguagem. A Terapia da Fala apoia as crianças que apresentam dificuldades neste processo, reforçando a aprendizagem e a confiança escolar.
Veja aqui mais informação
Motricidade Orofacial

O Terapeuta da Fala é o profissional que atua na prevenção, avaliação e intervenção de alterações nas funções do sistema estomatognático (respiração, mastigação, deglutição e fala) . Alterações como respirar pela boca, mastigar sempre de um só lado, uso prolongado da chucha ou dificuldades na fala são comuns na infância e podem afetar o desenvolvimento da face e da dentição. Para ajudar a criança, a terapia da fala foca-se na reeducação miofuncional – ou seja, em exercitar e equilibrar os músculos da face e da língua – e na orientação às famílias, com estratégias e exercícios simples para praticar em casa. Muitas vezes, o Terapeuta da Fala trabalha em equipa com ortodontistas ou ortopedistas funcionais, garantindo um acompanhamento completo e integrado do crescimento da criança.
Voz

A voz infantil é susceptível de sofrer alterações (rouquidão, soprosidade) devido a comportamentos abusivos como o grito, a imitação vocal ou a tensão muscular durante a fonação. Se estas alterações forem persistentes (mais de 15 dias) podem resultar da presença de nódulos ou pólipos nas pregas vocais sendo o Terapeuta da Fala o responsável pela reeducação vocal da criança.









Marque a sua consulta
Clínica
Lisboa - Rua General Firmino Miguel 3 11º Piso