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papelaria

Consulta Especializada de Dislexia e Perturbações de Linguagem

Âncora 1

A Consulta de Dislexia/Perturbações de Linguagem é direcionada a crianças e jovens que apresentam potenciais dificuldades de linguagem (oral e leitura e escrita) 

A Dislexia é: 

  • uma incapacidade específica da aprendizagem de origem neurobiológica/genética e de caráter permanente;

  • resulta de um défice no processamento fonológico que acaba por ter repercussões na leitura e na escrita; 

A criança tem um nível de inteligência normal e tem potencial de aprendizagem, precisa apenas de uma intervenção especifica para minimizar o impacto nas aprendizagens escolares. 

Afeta:

  • 5% a 10% de crianças em idade escolar - População Mundial

  • 5,4% a 8,6% de crianças no 1º ciclo - Portugal 

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Caderno

Fluência Leitora

Tem dificuldade em ler corretamente. Troca, omite ou substitui letras.

Lê de forma mais lenta do que o esperado para a sua idade/ano de escolaridade 

pilha de livros

Dificuldades na Interpretação/Compreensão Leitora

  • Dificuldade em retirar/compreender o conteúdo do que lê (palavras, frases e textos);

  • Dificuldade em responder a perguntas de interpretação;

  • Dificuldade na leitura e compreensão de problemas matemáticos.

A Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem é um outro diagnóstico, também enquadrado no Decreto de lei 54/2018, caracteriza-se por: 

  • a criança apresenta dificuldades persistentes em se expressar, e por vezes em compreender o que lhe é dito

  • caso não seja identificada precocemente poderá ter impacto na leitura e escrita e, consequentemente, nas aprendizagens escolares; 

  • É uma das perturbações do neurodesenvolvimento com maior prevalência;

  • É de origem neurobiológica e de caráter permanente; 

  • Afeta aproximadamente 1 em 14 crianças no mundo; 

  • Pode ser diagnosticada ainda no Jardim de Infância e a intervenção precoce pode fazer a diferença.

Caderno

Linguagem Escrita 

  • Dificuldades na consciência fonológica (por exemplo: rimas, divisão silábica, em identificar e dizer palavras começadas com igual sílaba/som)

  • Dificuldades em identificar e nomear letras

  • Realização de trocas entre letras durante a leitura e a escrita (p. ex. troca do D pelo T; V pelo F; J pelo CH; B pelo P; G pelo C; Z pelo J; X pelo S; NH pelo LH…)

  • Dificuldades em ler/ escrever sílabas, palavras, frases e/ou textos, tendo em conta o ano de escolaridade

  • Dificuldades em identificar a ideia principal e responder a perguntas de interpretação sobre um texto lido

  • Dificuldades em escrever textos de forma organizada 

Material Escolar
Objetivo

Realizar um diagnóstico diferencial rigoroso e desenvolver um plano de intervenção detalhado para crianças com suspeitas de dislexia ou outras perturbações de linguagem.

Punhos em Solidariedade
Equipa

Dispomos de uma equipa multidisciplinar composta por Terapeuta da Fala, Neuropsicóloga e Neuropediatra, garantindo uma análise aprofundada das dificuldades e desafios específicos de cada criança.​​​​​

Crianças com mochilas
Avaliação Especializada

A avaliação será iniciada pelo Terapeuta da Fala que irá realizar uma avaliação pormenorizada com a aplicação de instrumentos específicos para a identificação da dislexia e/ou outras perturbações de linguagem.
Conforme os resultados da avaliação, se necessário, a criança ou jovem poderá ser encaminhado para avaliações adicionais especializadas, para despiste de:
  • PHDA (Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção)
  • PDI (Perturbação do Desenvolvimento Intelectual)
  • Discalculia
  • ​Disgrafia
  • Entre outras condições
Estudante feliz
Intervenção Especializada
 
  • Após a avaliação, elaboramos um plano de intervenção personalizado, definindo quais as especialidades adicionais que deverão intervir.

  • Este processo minucioso assegura que cada criança receba o acompanhamento adequado às suas necessidades, culminando num conjunto detalhado de resultados e num plano de ação específico.

  • Privilegiamos o trabalho colaborativo entre cuidadores, escola e outros profissionais envolvidos no processo.

"O nosso compromisso é assegurar que cada criança tenha acesso ao apoio necessário para superar desafios, desenvolver plenamente as suas capacidades e minimizar as dificuldades que possam surgir da convivência com estas dificuldades"
Dra. Nicole Agrela 

Menina, com, estantes

Informações

Marque a sua consulta

Morada

SpeechCare Center - Rua General Firmino Miguel  3

11º Piso Lisboa 

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