Consulta Especializada de Dislexia e Perturbações de Linguagem
A Dislexia é:
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uma incapacidade específica da aprendizagem de origem neurobiológica/genética e de caráter permanente;
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resulta de um défice no processamento fonológico que acaba por ter repercussões na leitura e na escrita;
A criança tem um nível de inteligência normal e tem potencial de aprendizagem, precisa apenas de uma intervenção especifica para minimizar o impacto nas aprendizagens escolares.
Afeta:
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5% a 10% de crianças em idade escolar - População Mundial
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5,4% a 8,6% de crianças no 1º ciclo - Portugal
Fluência Leitora
Tem dificuldade em ler corretamente. Troca, omite ou substitui letras.
Lê de forma mais lenta do que o esperado para a sua idade/ano de escolaridade
Dificuldades na Interpretação/Compreensão Leitora
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Dificuldade em retirar/compreender o conteúdo do que lê (palavras, frases e textos);
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Dificuldade em responder a perguntas de interpretação;
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Dificuldade na leitura e compreensão de problemas matemáticos.
A Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem é um outro diagnóstico, também enquadrado no Decreto de lei 54/2018, caracteriza-se por:
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a criança apresenta dificuldades persistentes em se expressar, e por vezes em compreender o que lhe é dito
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caso não seja identificada precocemente poderá ter impacto na leitura e escrita e, consequentemente, nas aprendizagens escolares;
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É uma das perturbações do neurodesenvolvimento com maior prevalência;
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É de origem neurobiológica e de caráter permanente;
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Afeta aproximadamente 1 em 14 crianças no mundo;
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Pode ser diagnosticada ainda no Jardim de Infância e a intervenção precoce pode fazer a diferença.
Linguagem Escrita
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Dificuldades na consciência fonológica (por exemplo: rimas, divisão silábica, em identificar e dizer palavras começadas com igual sílaba/som)
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Dificuldades em identificar e nomear letras
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Realização de trocas entre letras durante a leitura e a escrita (p. ex. troca do D pelo T; V pelo F; J pelo CH; B pelo P; G pelo C; Z pelo J; X pelo S; NH pelo LH…)
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Dificuldades em ler/ escrever sílabas, palavras, frases e/ou textos, tendo em conta o ano de escolaridade
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Dificuldades em identificar a ideia principal e responder a perguntas de interpretação sobre um texto lido
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Dificuldades em escrever textos de forma organizada
Objetivo
Realizar um diagnóstico diferencial rigoroso e desenvolver um plano de intervenção detalhado para crianças com suspeitas de dislexia ou outras perturbações de linguagem.
Equipa
Dispomos de uma equipa multidisciplinar composta por Terapeuta da Fala, Neuropsicóloga e Neuropediatra, garantindo uma análise aprofundada das dificuldades e desafios específicos de cada criança.
Avaliação Especializada
A avaliação será iniciada pelo Terapeuta da Fala que irá realizar uma avaliação pormenorizada com a aplicação de instrumentos específicos para a identificação da dislexia e/ou outras perturbações de linguagem.
Conforme os resultados da avaliação, se necessário, a criança ou jovem poderá ser encaminhado para avaliações adicionais especializadas, para despiste de:
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PHDA (Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção)
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PDI (Perturbação do Desenvolvimento Intelectual)
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Discalculia
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Disgrafia
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Entre outras condições
Intervenção Especializada
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Após a avaliação, elaboramos um plano de intervenção personalizado, definindo quais as especialidades adicionais que deverão intervir.
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Este processo minucioso assegura que cada criança receba o acompanhamento adequado às suas necessidades, culminando num conjunto detalhado de resultados e num plano de ação específico.
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Privilegiamos o trabalho colaborativo entre cuidadores, escola e outros profissionais envolvidos no processo.