top of page

Conferência Speechcare e Aldeias SOS em Cabo Verde: “Intervenção Precoce e Inclusão” - 13 de Abril


Em 2022, a Speechcare viajou até Cabo Verde para iniciar um amplo projecto de Terapia da Fala com as Aldeias Infantis SOS.


O projecto englobou duas vertentes: 1) Avaliações especializadas a 18 crianças pré-identificadas com necessidades educativas especiais, residentes nas Aldeias Infantis SOS de Assomada e São Domingos; e 2) Formação a profissionais educativos e de saúde - de organizações não governamentais locais e dos Ministérios da Saúde, Educação e da Família -, residentes nas ilhas de Santiago, São Vicente e Santo Antão.


A primeira vertente, de “intervenção terapêutica”, revelava-se fundamental: a gravidade das patologias diagnosticadas divergia, mas todos os casos necessitavam de atenção imediata e acompanhamento futuro. A segunda vertente surgiu no âmbito da “formação e sensibilização”, visando a capacitação de um grupo amplo de técnicos superiores na identificação das dificuldades de comunicação, linguagem e fala. De notar que Cabo Verde tem uma forte carência de profissionais de terapia da fala - tendência que se manterá a curto prazo porque ainda não foi criada uma licenciatura em terapia da fala no país.


Próximos passos, incluindo a Conferência sobre Intervenção Precoce e Inclusão


Imediatamente após o regresso a Portugal começaram a procurar-se oportunidades de financiamento, que permitissem dar continuidade ao projecto. A formação fora amplamente elogiada e as crianças necessitariam de sessões de terapia da fala, complementadas por acompanhamento indirecto dos seus cuidadores, devidamente orientados pela Speechcare.


A resiliência das Aldeias Infantis SOS e da Speechcare trouxe bons resultados: a candidatura conjunta ao “Fundo de Pequenos Projectos da Embaixada de Portugal em Cabo Verde & Instituto Camões” foi bem aceite e o projecto garantiu a sua continuidade.


Em 2023 mantém-se o duplo propósito: 1) intervenção terapêutica; e 2) formação e sensibilização (de profissionais de Educação e Saúde, Governo e Sociedade Civil).


A Coordenadora do Projecto Speechcare Schools, Dra. Nicole Agrela, e a Terapeuta da Fala, Carolina Matos, estão de partida para Cabo Verde, onde têm encontros marcados com as 18 crianças, e onde participam, enquanto co-organizadoras e palestrantes, na “Conferência Intervenção Precoce e Inclusão”, a decorrer no dia 13 de Abril, na Universidade de Cabo Verde. Destaque também para as presenças da Dra. Elsa Marta Soares, coordenadora da Speechcare em Abu Dhabi, e do Dr. Tiago Proença dos Santos, um estimado colega e reconhecido Neuropediatra e Pediatra do Desenvolvimento.


Mais notícias sobre este projecto no nosso blog - aqui e aqui

bottom of page