O projecto “Comunicação Linguagem e Fala” nasceu de um apelo feito pelas Aldeias Infantis SOS de Cabo Verde, no final de 2021, de atender às necessidades educativas especiais (NEE) de 18 crianças e jovens, das cerca de 200 que acompanham.
Durante as reuniões preliminares, a SpeechCare e as Aldeias rapidamente se aperceberam de que estavam perante uma oportunidade de realizar um projecto mais ambicioso, que pudesse responder, de forma consistente e com impacto de médio-prazo, a dificuldades de aprendizagem de um número exponencialmente maior de crianças, através do desenvolvimento de um programa de capacitação de profissionais. A esta iniciativa de imediato se juntaram o Instituto para o Desenvolvimento Social (IDS), o Tropics Group Lusófono e a Câmara de Comércio de Luxemburgo e Cabo Verde.
A SpeechCare avançou com um plano de formação em terapia da fala, adaptado a profissionais que trabalham, directa ou indirectamente, com crianças e jovens. Essa formação, com vertentes online e presencial, foi disponibilizada tanto a profissionais das Aldeias SOS como de entidades públicas e privadas do arquipélago. Ficou, também, acordado que a equipa da SpeechCare viajaria até às ilhas de Santiago e São Vicente, para realizar a avaliação das 18 crianças e jovens e a vertente prática da formação. As Terapeutas da Fala, Nicole Agrela e Cláudia Pinto, e o gestor de projectos, Bernardo Aguiar, realizaram essa viagem nos dias 7 a 16 de Abril.
Abaixo, pode fazer download do relatório completo de actividades, que explica o trabalho desenvolvido em Cabo Verde e os próximos passos, dando igualmente conta da ampla cobertura mediática que este projecto alcançou.
Obrigado aos nossos parceiros e a todos os que contribuíram para a campanha de crowdfunding, que ajudou no arranque deste projecto.
コメント