top of page

“Comunicação Linguagem e Fala” Projecto Speechcare & Aldeias Infantis SOS de Cabo Verde e parceiros



O projecto “Comunicação Linguagem e Fala” nasceu de um apelo feito pelas Aldeias Infantis SOS de Cabo Verde, no final de 2021, de atender às necessidades educativas especiais (NEE) de 18 crianças e jovens, das cerca de 200 que acompanham.

Durante as reuniões preliminares, a SpeechCare e as Aldeias rapidamente se aperceberam de que estavam perante uma oportunidade de realizar um projecto mais ambicioso, que pudesse responder, de forma consistente e com impacto de médio-prazo, a dificuldades de aprendizagem de um número exponencialmente maior de crianças, através do desenvolvimento de um programa de capacitação de profissionais. A esta iniciativa de imediato se juntaram o Instituto para o Desenvolvimento Social (IDS), o Tropics Group Lusófono e a Câmara de Comércio de Luxemburgo e Cabo Verde.

A SpeechCare avançou com um plano de formação em terapia da fala, adaptado a profissionais que trabalham, directa ou indirectamente, com crianças e jovens. Essa formação, com vertentes online e presencial, foi disponibilizada tanto a profissionais das Aldeias SOS como de entidades públicas e privadas do arquipélago. Ficou, também, acordado que a equipa da SpeechCare viajaria até às ilhas de Santiago e São Vicente, para realizar a avaliação das 18 crianças e jovens e a vertente prática da formação. As Terapeutas da Fala, Nicole Agrela e Cláudia Pinto, e o gestor de projectos, Bernardo Aguiar, realizaram essa viagem nos dias 7 a 16 de Abril.


Abaixo, pode fazer download do relatório completo de actividades, que explica o trabalho desenvolvido em Cabo Verde e os próximos passos, dando igualmente conta da ampla cobertura mediática que este projecto alcançou.


Obrigado aos nossos parceiros e a todos os que contribuíram para a campanha de crowdfunding, que ajudou no arranque deste projecto.

Relatório de actividades_Terapia da Fala em Cabo Verde_10052022_ (1)
.pdf
Download PDF • 233KB



131 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page