top of page

SpeechCare e Aldeias SOS avançam com projecto de educação inclusiva em Cabo Verde.


A SpeechCare, o IDS e as Aldeias Infantis SOS de Cabo Verde iniciam, em Março, primeiramente online (em plataforma especifica) , depois de forma presencial nas ilhas de São Vicente e Santiago, um projecto de educação inclusiva, que vai formar cerca de 100 profissionais dos ramos educativo e de saúde na identificação de crianças com dificuldades de aprendizagem e no seu posterior acompanhamento. Além de membros da Organização Não Governamental, o curso contará funcionários de outras Organizações da Sociedade Civil e funcionários dos Ministérios de Educação e de Saúde de Cabo Verde – englobando professores, educadores, auxiliares, psicólogos e coordenadores de acção educativa.


Este projecto nasceu de um apelo feito pelas Aldeias Infantis SOS de Cabo Verde, no final de 2021, de atender às necessidades educativas especiais de 18 crianças e jovens. A SpeechCare e o IDS entraram em contato com as Aldeias e, logo nas primeiras reuniões, acordaram num projecto mais ambicioso, que respondesse, de forma consistente e com impacto de médio-prazo, às necessidades educativas de um número exponencialmente maior de crianças, através do desenvolvimento de um programa especializado e abrangente de formação de profissionais, sob a coordenação da Dra. Nicole Agrela, Terapeuta da Fala da SpeechCare e Doutorada em Ciências da Cognição e da Linguagem.


A formação visa capacitar profissionais locais, que acompanham crianças em idade pré-escolar e escolar ou que têm poder decisório, nas escolas e autoridades públicas. O programa, com um total de 20 horas, foca-se na detecção precoce de crianças com dificuldades na aquisição das competências básicas para a leitura e escrita, motivadas por dificuldades de fala, linguagem e comunicação. A realização de futuras edições, com o seu alargamento a mais entidades, permitirá um impacto social de médio-longo prazo, assim como o desenvolvimento de ferramentas de terapia da fala específicas para Cabo Verde.


O curso conta com a participação dos Terapeutas da Fala Joana Cordeiro, Ana Pereira, Cláudia Laranjo, Joana Silva, Carlos Brandão, Rita Machado, Daniela Gonçalves, Leonor Mineiro, Ana Carvalho, Tânia Constantino e Mariana Rocha.


Joana Mendonça, Educadora de Infância é convidada especial da Speechcare neste projecto.


As três entidades envolvidas agradecem à Câmara de Comércio do Luxemburgo e Cabo Verde (CCLVC) e ao Tropics Group Lusófono pelo apoio à realização deste projecto. Para mais informações, consulte a página do projeto - https://www.speechcare.pt/speechcaresos - ou contate-nos através do geral@speechcare.pt


bottom of page