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Dia Mundial da Dislexia: Compreender, Apoiar e Celebrar as Diferentes Maneiras de Aprender

10 de Outubro é o Dia Mundial da Dislexia, uma incapacidade específica da aprendizagem, de origem neurobiológica/genética, caracterizada por dificuldades na correção e/ou fluência na leitura das palavras e por baixa competência leitora e ortográfica (Associação Internacional de Dislexia, 2003).


A Dislexia é uma Perturbação Específica da Aprendizagem – com défice na leitura e escrita – que resulta de um défice fonológico inesperado em relação às outras capacidades cognitivas e às condições educativas. Afeta entre 5% a 10% da população portuguesa.



Abaixo são indicados alguns dos sinais de alerta aos quais deve prestar atenção:



A Dislexia é uma perturbação de caráter permanente; no entanto, com o apoio adequado e a implementação de estratégias específicas, as crianças com Dislexia têm a capacidade de atingir o seu pleno potencial académico e, futuramente, profissional.


O acompanhamento especializado de um Terapeuta da Fala poderá minimizar o impacto da Dislexia nas aprendizagens escolares, nomeadamente na leitura e na escrita, e, por conseguinte, no bem-estar emocional, comportamental e social.


Texto de Nicole Agrela, Terapeuta da Fala e Coordenadora do Projecto Speechcare Schools, Doutorada em Ciências da Cognição e da Linguagem no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa (ICS-UCP)

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