top of page

Nicole Agrela na RTP no Dia Europeu da Terapia da Fala




No passado dia 6 de Março, Dia Europeu da Terapia da Fala, Nicole Agrela, Terapeuta da Fala da Speechcare, doutorada em Ciências da Cognição e da Linguagem e coordenadora do Projecto Speechcare Schools, foi convidada para o programa "Consultório" da RTP Madeira. A sua participação centrou-se nas dificuldades de linguagem e como estas influenciam a aprendizagem da leitura e da escrita nas crianças.


Nicole abordou duas perturbações específicas: a Dislexia e a Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem. Alertou para o impacto negativo que o diagnóstico tardio destas condições pode ter no rendimento escolar e na saúde mental das crianças.


Foram destacados sinais de alerta importantes, como:


  • Dificuldades nas rimas, na divisão silábica, em identificar e dizer palavras começadas com igual sílaba/som;

  • Trocas entre letras durante a leitura e/ou a escrita (por exemplo, troca do D pelo T; V pelo F; J pelo CH; B pelo P; G pelo C; Z pelo J; X pelo S; NH pelo LH…)

  • Dificuldades em ler sílabas, palavras, frases e/ou textos;

  • Dificuldades em escrever sílabas, palavras, frases e/ou textos;

  • Dificuldades em compreender o que lê.


A intervenção de Nicole Agrela sublinha a importância do reconhecimento precoce das dificuldades de Comunicação, Linguagem e Fala e do papel crucial da Terapia da Fala na promoção de uma melhor qualidade de vida das crianças que com elas se debatem. 


No Dia Europeu da Terapia da Fala, reiteramos a importância desta profissão, que desenvolve um papel essencial para a equidade na educação. É um momento para reconhecer o impacto significativo que os terapeutas da fala, como a Nicole Agrela e a nossa equipa Speechcare, têm no desenvolvimento linguístico e emocional das crianças.


44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page