Já todos ouvimos falar dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). No entanto, será que sabemos exactamente o que são e para o que servem?
Este é o primeiro de três posts, onde, aqui na SpeechCare, vamos começar por explicar o que são os ODS e, depois, nos centraremos naqueles objectivos que estão mais relacionados com o nosso trabalho e que se focam na Saúde e na Educação.
Os ODS são caracterizados pelas Nações Unidas como uma “visão comum para a
Humanidade”, como “um contrato entre os líderes mundiais e os povos”, em que todos se comprometem a cumprir com uma lista das coisas a fazer em nome dos povos e do
planeta”. Os ODS são os sucessores dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (2000-2015) e o seu horizonte de implementação, que teve início precisamente em 2015, terminará em 2030.
Climática” e terminam num mais geral, o #17, “Parcerias para a Implementação dos
Objectivos”. Todos os ODS estão divididos em sub-objectivos, com métricas concretas de implementação, para que, durante este caminho até 2030, seja possível ir medindo o grau de sucesso e adaptando as estratégias de intervenção. Como Peter Drucker afirmou, “o que não se mede, não se pode melhorar”.
Por exemplo, no que diz respeito ao #1, de erradicação da pobreza, as Nações Unidas,
através do seu Centro Regional de Informação para a Europa Ocidental, aponta os seguintes sub-objectivos e respectivas métricas:
- “Até 2030, erradicar a pobreza extrema em todos os lugares, atualmente medida
como pessoas que vivem com menos de 1,25 dólares por dia.
- Até 2030, reduzir pelo menos para metade a proporção de homens, mulheres e
crianças, de todas as idades, que vivem na pobreza, em todas as suas dimensões,
de acordo com as definições nacionais.
- Implementar, a nível nacional, medidas e sistemas de proteção social adequados,
para todos, incluindo escalões, e até 2030 atingir uma cobertura substancial dos
mais pobres e vulneráveis.”
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