Neste início de ano lectivo, Nicole Agrela, terapeuta da fala e Directora do projecto SpeechCare Schools, lançou a Consulta de Leitura e Escrita, na clínica de Lisboa.
Durante esta semana, que coincide com a Semana da Dislexia, publicaremos, no nosso website, um conjunto de artigos que explicam de que forma esta consulta de leitura e escrita pode ser fundamental para que as crianças que se deparam com dificuldades de aprendizagem possam, o mais rápida e sustentadamente possível, ultrapassá-las e acompanhar os restantes colegas, num percurso escolar bem-sucedido e feliz.
Serão publicados três artigos que analisam estas dificuldades e que providenciam estratégias que ajudarão a complementar o trabalho do Terapeuta da Fala. O primeiro destes artigos incide na identificação de dificuldades de aprendizagem em crianças do pré-escolar; o segundo aborda o papel do Terapeuta da Fala e incide na intervenção com crianças até aos 5 anos de idade; o terceiro foca-se na progressão contínua das aprendizagens, centrando-se nas crianças de idade igual e superior aos 6 anos.
Hoje, publicamos o artigo “Como ajudar as crianças a progredirem nas suas aprendizagens”, que aponta estratégias concretas para crianças a partir dos 6 de idade. Os artigos foram elaborados tanto para famílias como para a comunidade educativa e escritos pela terapeuta da fala, Nicole Agrela.
No dia 10 de Outubro, domingo, terminamos esta série com um artigo a celebrar o Dia Mundial da Dislexia, diferenciando-a das Perturbações do Desenvolvimento da Linguagem (PDL).
Como ajudar crianças a progredirem nas suas aprendizagens
Pode catalogar brinquedos da criança ou outros objetos das diferentes partes da casa com a palavra escrita (correspondência nome-objeto/brinquedo);
Numa fase inicial de aprendizagem de leitura, a mesma pode ser partilhada entre pais e filhos, ou seja, o pai/mãe lê uma frase e a criança lê outra;
Pedir à criança para ser ela a ler a lista de compras e a identificar onde se localizam os produtos no supermercado;
Promover a correção dos erros de escrita através da segmentação silábica e fonémica ao invés da clássica escrita do erro várias vezes (ex.: <banana> - ba/na/na (silábica) – b/a/n/a/n/a) (fonémica);
Jogue ao jogo do “STOP” com categorias apropriadas à idade da criança;
Incentivar a criança a pequenas tarefas de escrita integradas nas rotinas do dia a dia: escrever bilhetes/recados para a família, escrever no diário, elaborar lista de compras, fazer jogos de sopa de letras e/ou palavras cruzadas;
Incentivar a escrita através da banda desenhada;
Tente promover atividades de escrita utilizando o computador, isto ajudará a criança/jovem a soletrar as palavras;
Aproveite a hora da preparação da refeição para pedir à criança que leia a receita do almoço/jantar.
Nicole Agrela,
Terapeuta da Fala, Coordenadora do SpeechCare Schools e da Consulta de Leitura e Escrita, Doutorada em Ciências da Cognição e da Linguagem pela Universidade Católica Portuguesa
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