top of page

Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem e Dislexia

segunda, 04/04

|

Aulas Assincronas+Lives

Curso para Terapeutas da Fala sobre Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem e dislexia: da avaliação à intervenção em contexto clínico e em contexto escolar.

Os ingressos não estão à venda
Ver outros eventos
Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem e Dislexia
Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem e Dislexia

Horário e local

04/04/2022, 00:00 – 05/06/2022, 23:59

Aulas Assincronas+Lives

Sobre o evento

Este curso pode ser feito ao seu ritmo! Ministrado pela Dra.Nicole Agrela é exclusivo para terapeutas da fala. Decorrerá numa plataforma online com aulas assincronas, serão efetuados 8 lives de 1h30, e no final  6 horas de estudos de caso, para que possa consolidar o conhecimento recorrendo a prática clinica. Tem um numero limitado de vagas para que possa haver um acompanhamento adequado a cada profissional. 

Carga Horária: 30h

Objetivos

Módulo 1:

-Desenvolver conhecimentos específicos sobre o PDL e a dislexia.

O que é a PDL? O que é a Dislexia?

  • Terminologia
  • Etiologia
  • Marcadores linguísticos
  • Subtipos de PDL
  • Diagnóstico diferencial

Módulo 2:

-Adquirir conhecimento sobre a aplicabilidade dos diferentes instrumentos de avaliação;

-Analisar e correlacionar os resultados da avaliação em idade pré-escolar e escolar;

-Potenciar o trabalho em equipa: TF + Psicologia + TO: Quando encaminhar para uma avaliação em psicologia e/ou em Terapia Ocupacional?

Módulo 3:

-Conhecer as metodologias de intervenção no PDL e na Dislexia;

-Desenvolver técnicas e estratégias para a intervenção nos diferentes subtipos de PDL e dislexia em idade pré-escolar e escolar.

  • Intervenção em todas as áreas da linguagem em idade pré-escolar
  • Intervenção em todas as áreas da linguagem em idade escolar

Módulo 4:

- Operacionalizar a intervenção em contexto familiar

- Operacionalizar a intervenção em contexto escolar

- Conhecer os procedimentos na integração das crianças com PDL e dislexia no decreto de lei 54/2018Quais são as medidas que estas crianças podem beneficiar? O que é um Relatório Técnico Pedagógico?

Módulo 5:

-Potenciar o raciocínio clinico baseado em casos clínicos - Análise e discussão de casos: da avaliação à intervenção em idade pré-escolar e escolar

Entre os 3% e os 7% das crianças apresentam Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem (PDL) e entre 5% a 10% das crianças apresentam Dislexia

O PDL e a Dislexia são perturbações de linguagem de carater neurobiológico e permanente à a intervenção precoce do TF poderá reduzir o impacto nas aprendizagens escolares (leitura e escrita).

Assim, torna-se crucial o TF conseguir realizar:

  • O diagnóstico diferencial entre PDL e dislexia
  • Uma avaliação completa e especifica a nível formal/funcional das competências da linguagem (fonologia, morfossintaxe, semântica e pragmática);
  • Uma Intervenção multissensorial ao nível da linguagem oral e escrita;
  • Intervenção indireta em contexto familiar e escolar.

Compartilhe o evento

bottom of page