top of page

segunda, 16/10

|

Aulas Assincronas+Lives

4ª Edição Curso Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem e Dislexia

Datas - Inicio: 16/10/2023 Fim: 11/02/2024 Curso Exclusivo para Terapeutas da Fala: da avaliação à intervenção em contexto clínico e em contexto escolar.

Os ingressos não estão à venda
Ver outros eventos
4ª Edição Curso Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem e Dislexia
4ª Edição Curso Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem e Dislexia

Horário e local

16/10/2023, 01:00 – 11/02/2024, 01:00

Aulas Assincronas+Lives

Sobre o evento

Depois do sucesso da 1ª, 2ª e 3ª edição, com todas as vagas esgotadas, encontra-se aberta a 4ª edição do Curso Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem e Dislexia. 

O que é?

Este é um curso de Perturbação do desenvolvimento da Linguagem e Dislexia que foi desenhado para ser feito ao seu ritmo, mas com um acompanhamento constante por parte da coordenação para que possa reter e aplicar todo o conteúdo na sua prática clínica.

O objetivo, é que desenvolva e aplique conhecimentos específicos e fundamentais para a prática clínica com crianças com alterações ao nivel da linguagem oral e escrita (leitura e escrita).

Para quem é? 

Ministrado pela Dra.Nicole Agrela é exclusivo para terapeutas da fala. 

Como Funciona? 

Decorrerá numa plataforma online com aulas assincronas, serão efetuados 7 lives de 1h30, e no final  7 horas de estudos de caso live, para que possa consolidar o conhecimento recorrendo a prática clinica. Tem um numero limitado de vagas para que possa haver um acompanhamento adequado a cada profissional. 

Quando? 

A 4ª Edição tem inicio a 16 de Outubro de 2023 e termina a 11 de Fevereiro de 2024

Informações

Carga Horária: 35h

Objetivos

Módulo 1:

-Desenvolver conhecimentos específicos sobre a PDL e a dislexia.

O que é a PDL? O que é a Dislexia?

  • Terminologia
  • Etiologia
  • Marcadores linguísticos
  • Subtipos de PDL
  • Diagnóstico diferencial

Módulo 2: 

Avaliação

  • Avaliação em idade pré-escolar
  • Avaliação em idade escolar
  • Quando encaminhar para uma avaliação em psicologia e/ou em Terapia Ocupacional?

Módulo 3:

Intervenção

-Conhecer as metodologias de intervenção no PDL e na Dislexia;

-Desenvolver técnicas e estratégias para a intervenção nos diferentes subtipos de PDL e dislexia em idade pré-escolar e escolar.

  • Intervenção em todas as áreas da linguagem em idade pré-escolar
  • Intervenção em todas as áreas da linguagem em idade escolar
  • Método de estudo adequado às crianças com PDL e dislexia

Módulo 4:

Trabalho colaborativo entre o Terapeuta da fala, família e escola

- Operacionalizar a intervenção em contexto familiar

- Operacionalizar a intervenção em contexto escolar

- Conhecer os procedimentos na integração das crianças com PDL e dislexia no decreto de lei 54/2018Quais são as medidas que estas crianças podem beneficiar? O que é um Relatório Técnico Pedagógico?

Módulo 5:

-Potenciar o raciocínio clinico baseado em casos clínicos - Análise e discussão de casos: da avaliação à intervenção em idade pré-escolar e escolar

Entre os 3% e 7% das crianças apresentam Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem (PDL) e entre 5% a 10% das crianças apresentam Dislexia

A PDL e a Dislexia são perturbações de linguagem de carater neurobiológico e permanente à a intervenção precoce do TF poderá reduzir o impacto nas aprendizagens escolares (leitura e escrita).

Assim, torna-se crucial o Terapeuta da Fala conseguir realizar:

  • O diagnóstico diferencial entre PDL e dislexia;
  • Uma avaliação completa e especifica a nível formal/funcional das competências da linguagem (fonologia, morfossintaxe, semântica e pragmática);
  • Uma Intervenção multissensorial ao nível da linguagem oral e escrita;
  • Intervenção indireta em contexto familiar e escolar.

Compartilhe o evento

bottom of page