No dia 25 de Maio teve lugar a III Conferência “Saúde e Desenvolvimento da Criança na Escola”, focada no regresso às rotinas presenciais após um longo período de recolhimento doméstico obrigatório.
Foi organizada pela SpeechCare e Fundação D. Pedro IV, com a colaboração da Clínica Navegantes.
Em Portugal e no resto do mundo, escritórios, clínicas, estabelecimentos comerciais e escolas encerraram, enquanto um só tema monopolizou as conversas e aberturas dos telejornais.
Para muitos, chegou o momento de voltar ao trabalho presencial, aos jardins de infância e às escolas, com a certeza de que, embora a pandemia não tenha passado, o vírus é menos desconhecido. É um regresso diferente. Os profissionais de educação estão na linha da frente para acolher as crianças, acompanhá-las todo o dia, gerirem receios dos pais e os seus próprios anseios e das suas famílias.
Em vários painéis, especialistas em neurodesenvolvimento, pediatria, terapia da fala e psicologia juntaram-se para discutir as melhores estratégias de orientação neste regresso. Educação e saúde fizeram-se ouvir, numa conferência ao vivo na página de Faceboook da SpeechCare, que contou com mais de 650 participantes em simultâneo e 730 comentários.
Nos próximos dias publicaremos resumos das intervenções dos vários especialistas, para que continuemos a reflectir sobre as mensagens e estratégias que nos transmitiram e sobre a sua melhor aplicação no dia-a-dia nos infantários e escolas.
Comments