Já esgotou todas as actividades que sugerimos a semana passada? Qual foi a actividade que teve mais sucesso? Já sabe, as crianças, como os adultos, têm as suas manias: uns dias preferem uma actividade, noutros embirram com ela, mais adiante a favorita torna-se aquela que desdenharam no início. O importante é ter sempre novas actividades para propor e continuar a adaptá-las ao desenvolvimento do raciocínio da criança, à sua maior destreza linguística e aos humores do momento. A Terapeuta da Fala, Nicole Agrela, Coordenadora do Projecto SpeechCare Schools, doutorada em Ciências da Cognição e Linguagem, propõe mais soluções simples para estimular a fala e a linguagem das crianças recorrendo às mais básicas acções diárias e a um pouco de imaginação:
Joguem ao “Dá-me cinco”: peça à criança que diga cinco itens de uma categoria semântica à escolha (ex: roupas; frutas, instrumentos musicais, etc.);
Pensem em palavras que rimem com o nome de cada elemento da família (ex.: "Ana – Banana"; "Maria – Pia");
Diga uma frase (ex. "O João joga à bola"), pausadamente, e com plasticina/espuma de barbear fazer uma bolinha para cada uma das palavras. A criança deverá identificar, no final, o número de palavras da frase;
Dividam as palavras em sílabas, como por exemplo: pipocas, espuma de barbear, plasticina ("Vamos dividir a palavra 'pato' em bocadinhos – pa/to");
Peça à criança para dizer palavras começadas por determinadas sílabas (por exemplo: “Vamos pensar em palavras começadas por pa-“).
Peça à criança para dizer palavras começadas com determinado som (ex.: “Vamos dizer 10 palavras que comecem com o som “xxxxxxxx”);
Peça à criança para escrever a lista de compras para o supermercado;
Quando tiverem de dar algum recado a outro membro da família, deverá ser a criança a escrevê-lo;
Aproveite a hora da preparação da refeição para pedir à criança que leia a receita do almoço/jantar;
Jogue ao “STOP” com categorias apropriadas à idade da criança.
Esperamos que consigam, em família, desenvolver estas pequenas actividades. Os progressos começarão a notar-se e a criança começará a exigir mais actividades e maior complexidade. Prepare-se!
Equipa SpeechCare
Comments