Hoje comemora-se o Dia Europeu da Terapia da Fala, este ano é direcionado para a sensibilização das dificuldades ao nível da linguagem escrita (leitura e escrita). Milhares de crianças portuguesas revelam dificuldades nestas áreas, comprometendo muitas vezes o sucesso escolar.
A aquisição da linguagem escrita não é um processo natural e espontâneo como o de aprender a falar, é uma aprendizagem que envolve competências linguísticas, cognitivas, psicomotoras, entre outras.
Um dos pré-requisitos cruciais para a aquisição da linguagem escrita é a consciência fonológica, ou seja, a capacidade de a criança identificar e dizer rimas, ser capaz de dividir frases em palavras e estas em sílabas, manipular sílabas e identificar os sons nas palavras.
Seguem-se algumas sugestões para estimulação destas competências, enquanto se diverte com o seu filho:
Jogos com rimas (p. ex. descobrir qual a palavra que rima com caracol: cão, sol, coelho)
Dividir as frases em palavras (p. ex. “A Ana come um gelado”, descobrir quantas palavras tem a frase)
Dividir as palavras em sílabas (p. ex. descobrir quantos “bocadinhos” tem a palavra /pato/ e /girafa/; pode bater palmas enquanto dividem a palavra)
Dizer o nome de cada sílaba (p. ex. dizer quais as sílabas de /pa-to/ e /gi-ra-fa/
Descobrir quais as palavras curtas e as compridas (p. ex. descobrir qual a palavra mais curta, se é /pato/ ou /girafa/)
Manipular as sílabas de uma palavra (p. ex. descobrir como fica a palavra se trocarmos as sílabas de /lama/; o que acontece com a palavra /panela/ quanto tiramos a sílaba /pa/; o que acontece quando acrescentamos o /a/ antes de /braço/; o que acontece se na palavra /mala/ trocarmos a sílaba /ma/ por /pa/)
Identificar a sílaba inicial das palavras (p. ex. descobrir qual a palavra que tem a sílaba /pa/ igual à de /palhaço/: morango, panela, boneca)
Dizer palavras pela sílaba inicial (p. ex. dizer palavras começadas pela sílaba /pa/)
Identificar o som inicial das palavras (p. ex. descobrir quais são as palavras que têm o som /v/ igual a /viola/: vaca, faca, vidro)
Dizer palavras começadas por determinados sons (p. ex. dizer palavras começadas pelo som /b/).
Segundo a Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala, é importante "sensibilizar a comunidade para a necessidade da valorização dos défices de linguagem apresentadas por algumas crianças e, consequentemente, para o sofrimento que pode acarretar a aprendizagem da leitura e da escrita para estas mesmas crianças."
O mote é a prevenção, ficar atento aos sinais de alarme que podem surgir antes do processo de aquisição de leitura e escrita.
Contudo, após este processo, se sentir que existem dificuldades, não hesite em contactar um Terapeuta da fala.
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