bernardocostaaguia

28 de jan de 20212 min

Actividades lúdicas para estimular linguagem e comunicação - Parte I

Está enfiado em casa e sem ideias de como estimular os seus filhos a comunicarem melhor? Gostava, por exemplo, que utilizassem um vocabulário mais extenso e diversificado? Também anseia pelo momento em que as crianças expliquem melhor o que querem e como se sentem... Quer ajudar, mas não sabe bem como o fazer sem os aborrecer e, sobretudo, sem aquele jeito especial que as educadoras, professoras ou terapeutas da fala parecem possuir?
 

 
A Terapeuta da Fala, Nicole Agrela, Coordenadora do Projecto SpeechCare Schools, doutorada em Ciências da Cognição e Linguagem, explica como o fazer, de forma simples e lúdica. Este é o primeiro de dois artigos que têm por objectivo encontrar soluções simples para estimular a fala e a linguagem das crianças recorrendo às mais básicas acções diárias e a um pouco de imaginação:
 

  • Através de um livro que tenha em casa, invente uma história em conjunto com a criança, tendo por base as imagens existentes. Pode utilizar as perguntas Quem? O quê? Onde? Quando? para ajudar na organização das ideias;
     

  • Na leitura de histórias pode tentar que a criança preveja o final da história;
     

  • Aproveite o tempo da preparação do jantar e deixe o seu filho ajudar! Falem acerca dos alimentos e do que usam para preparar a refeição;
     

  • Jogue o jogo do “Eu vejo”: escolha um item que esteja no espaço à sua volta e descreva-o utilizando várias características até a criança adivinhar (ex.: Eu vejo… um brinquedo, redondo, preto e branco que serve para chutar);
     

  • Brinque ao faz de conta: faz de conta que são um bombeiro, um enfermeiro, um vendedor. Explique o que usam e o que costumam fazer;
     

  • Jogue “A caça ao tesouro!”: escolha uma categoria (ex.: animais, móveis, joias, etc.) e peça à criança para encontrar 10 itens dessa categoria no menor espaço de tempo possível;
     

  • Peça à criança para dizer coisas que ficam bem juntas e explicar porquê (ex.: sapato/meia; escova de dentes/pasta de dentes);
     

  • Dentro de um tema escolhido, estimule-a a dizer palavras que se relacionem (por exemplo: “Inverno”: chuva, galochas…);.

Tem uns dias para aplicar estas tácticas. Veja aquelas que resultam melhor e vá adaptando-as ao estado de espírito da criança! Não tarda trazemos-lhe a segunda parte destas actividades.
 

 
Equipa SpeechCare
 

 

 

 

 

    3440
    2