© 2017 Speechcare

Terapia da Fala para adultos

Disfagia

Se apresentar dificuldade em mastigar e/ou engolir (saliva, alimentos líquidos e/ou sólidos, medicamentos), se se engasga com frequência, se tiver a sensação de que a comida fica “presa” na garganta ou se sentir outra alteração durante a alimentação, procure um terapeuta da fala para realizar uma avaliação.

Voz

A voz do adulto pode precisar da intervenção e/ou aconselhamento do Terapeuta da Fala no caso de existirem perturbações vocais (pólipos, nódulos, etc.) ou outras alterações da qualidade vocal (voz rouca, p.e), bem como de aperfeiçoamento, especialmente no caso de pessoas que utilizam a voz profissionalmente.

Afasia, Disartria, Apraxia e Dificuldades de Comunicação

Na comunicação funcional e eficaz de um adulto, a linguagem e a fala são competências fundamentais e fulcrais. Estas competências podem estar alteradas por diversos factores desde lesões cerebrais adquiridas a alterações da estrutura orofacial e laríngea. Diagnósticos mais comuns como a Afasia (perturbação adquirida da linguagem) e a Disartria (perturbação adquirida da fala) são frequentes em situações de lesões neurológicas. O terapeuta da fala tem um papel importante e indispensável na reabilitação das competências linguísticas e dificuldades na fala. 

Gaguez

A Gaguez pode ter um impacto elevado no bem-estar e qualidade de vida das pessoas que gaguejam, seja na vida pessoal e/ou na vida profissional. A SpeechCare tem um Centro de Tratamento de Gaguez, constituído para dar resposta a esta área específica. Veja aqui.

Pode obter mais informações aqui