top of page

Sugestão de Leitura com estratégias de estimulação da linguagem


A Terapeuta da Fala, Leonor Mineiro, conta-nos que, "desde pequena", "os livros da Colecção Bolinha", da autoria de Eric Hill (Editorial Presença) faziam parte do dia-a-dia em sua casa e que "eram os preferidos na hora de dormir ou antes de jantar".


Hoje, reconhece que a grandeza destas obras estava também na forma como as mãe narrava, fazendo de cada página uma aventura…


A Leonor diz-nos:


"Penso que essa é a mensagem destes livros, e da linguagem como um todo: ela está em todo o lado. Existem vários pequenos livros do Bolinha, e todos eles permitem trabalhar noções linguísticas em vários campos. Por exemplo, com o livro “Onde Está o Bolinha?” podemos trabalhar as noções espaciais; com os livros “O Bolinha vai…” (à quinta, àpraia, à escola, etc.) podemos trabalhar os campos semânticos, as acções/verbos e vocabulário de cada um deles…as hipóteses são inúmeras.


O mais importante é lembrar que, a cada página, há sempre possibilidade de diálogo sobre cada pormenor!" .


A Leonor dá-nos também umas importantes dicas de leitura para tirar o melhor partido destes livros:


- Dar sempre uma descrição daquilo que estamos a ver;


- As perguntas "Q" (quem, o quê, quando... e também onde) são um marco importante na linguagem, e estão associadas às noções de espaço, tempo e de acção. É bom utilizá-las ao longo da história;


-Fazer perguntas como se fosse um jogo (exemplo: vamos lá ver se descobrem onde é queo Bolinha escondeu o carro! Onde é?) e não um teste…. para que sejam sempre momentos lúdicos acima de tudo!


Com a Colecção Bolinha, sugerida pela Leonor, chegámos ao final das nossas sugestões de leitura deste Verão.


Durante as últimas semanas, incluímos conselhos sobre bons livros e estratégias de estimulação da linguagem e... da imaginação. Esperamos que tenham gostado e desejamos continuação de boas leituras e de boas férias para quem esperou até agora para as desfrutar.

65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page