• Gonçalo Carvalheda

Sugestão de Leitura com estratégias de estimulação da linguagem



A nossa Terapeuta da Fala, Bárbara Marques, aconselha o livro “A lagartinha muito comilona” para um serão de Verão com os mais pequenos.


Era uma vez uma pequena lagarta que vai comendo tudo aquilo que encontra. Até que, num certo dia, aparentemente igual a todos os outros, fica com uma valente dor de barriga. Decide, então, comer uma folha verde para se sentir melhor. Com o passar das páginas, esta lagarta comilona, sem se aperceber, vai-se transformando... numa maravilhosa borboleta.

A Bárbara aproveita para indicar aos pais (e aos avós ou irmãos mais velhos ou primos, enfim, a quem quer que seja que apresente a lagarta aos mais pequenos!) umas dicas de estimulação da linguagem, que tornam o enredo ainda mais interessante:

— Faça perguntas como “O que é que a lagartinha comeu? E agora vai comer o quê?; Como é que ela era no início e como é que ficou no final? Onde é que ela estava? O que será que vai acontecer no final da história?

— Ajude o seu filho a expandir as frases “A largartinha comeu…..”, pedindo-lhe que dê continuidade à frase;

— Introduza conceitos opostos, por exemplo, “grande e pequeno”, aproveitando para desafiar a criança para procurar, nas diferentes partes da casa, outros objectos grandes e pequenos. Acompanhe o nosso blog que, neste Verão, inclui conselhos sobre bons livros e estratégias de estimulação da linguagem e... da imaginação. Boas leituras!

12 visualizações0 comentário