• SpeechCare

SpeechCare Schools disponibiliza material didáctico a escolas e famílias com quem colabora




A aulas, a terapia da fala, assim como outras actividades cruciais para o desenvolvimento das crianças, migraram para o online em 2020 e 2021. Assim que começou o confinamento, há cerca de um ano, a equipa SpeechCare Schools acelerou a criação de materiais adaptados ao novo formato digital, por forma a proporcionar sessões de terapia que atentassem nas (novas) necessidades das crianças.


A adesão ao online foi cuidadosamente monitorizada com questionários de avaliação às famílias e os resultados surpreendentemente bons. Ainda assim, fomos adaptando constantemente os conteúdos, porque percebemos que, tal como os adultos, as crianças têm os seus humores e há dias onde querem simplesmente experimentar novos jogos ou temáticas.


Fizemos-lhes a vontade e fomos criando jogos, exercícios e actividades diferentes, sempre focadas em desenvolver fala, linguagem e comunicação de forma divertida.


As crianças aderiram entusiasticamente e o efeito notou-se: a terapia da fala manteve o seu impacto e, nalguns casos, as crianças e famílias adoptaram-na definitivamente.

Durante estes meses notámos que, nas escolas e colégios onde trabalhamos, os educadores e os professores mostravam curiosidade sobre o nosso trabalho e pediam-nos informação sobre o tipo de jogos que utilizávamos e de que forma as crianças reagiam. Também os pais, após a terapia, pediam informações sobre como manter as crianças entretidas de uma forma útil e didáctica.

Dessa forma, decidimos disponibilizar vários dos nossos jogos e actividades online aos educadores, professores e famílias do universo SpeechCare.


Basta contactarem o/a Terapeuta da Fala da vossa escola ou enviarem-nos um email para geral@speechcare.pt. Dar-vos-emos a senha e, a partir desse momento, basta clicarem em http://www.speechcare.pt/materialdeapoio!


Equipa SpeechCare




231 visualizações0 comentário