top of page

SpeechCare assina parceria internacional com as Aldeias Infantis SOS de Cabo Verde


A SpeechCare e as Aldeias Infantis SOS de Cabo Verde assinaram um acordo de cooperação e responsabilidade social. A nossa equipa associou-se ao projeto formado no âmbito da campanha “Com a sua ajuda vou aprender a Ler e Escrever”, divulgado pela embaixadora SOS Leila Portela.


O acordo tem por finalidade o apadrinhamento da comunicação de 18 crianças com Necessidades Educativas Especiais (diagnosticadas com perturbações do desenvolvimento) acolhidas na Aldeia Infantil SOS Cabo Verde, em prol também da política de responsabilidade social da SpeechCare.


As Aldeias Infantis SOS Cabo Verde, organização de desenvolvimento social independente, não-governamental, sem fins políticos nem religiosos, de utilidade pública que atua em favor das crianças desfavorecidas e suas respetivas famílias e comunidades, tem por objetivo o acolhimento e apoio de crianças que perderam ou estejam em risco de perder os cuidados parentais e o reforço da estrutura das respetivas famílias, proporcionando-lhes um ambiente familiar acolhedor, bem como uma formação sólida para alcançarem uma vida autónoma e a integração plena na sociedade.


Com 37 anos de intervenção no país, as Aldeias Infantis SOS Cabo Verde contam atualmente com 2 programas de Cuidados Básicos em Família (em Assomada e São Domingos), 2 Lares Juvenis, 1 Centro Social no Mindelo e 2 Casas de Acolhimento de Crianças Integradas na Comunidade em Santa Cruz e no Tarrafal com capacidade para acolher um total de 208 crianças e adolescentes.


No âmbito deste acordo está prevista a deslocação de Terapeutas da Fala da Speechcare a Cabo Verde (1º trimestre de 2022) para efectuar a avaliação deste grupo de crianças, assim como a realização de rastreios para identificar outras crianças que tenham perturbações da comunicação, linguagem e fala. É ainda objectivo desta parceria a promoção de ações de formação certificadas junto de Educadores de Infância e Professores de Cabo Verde, nas áreas da Comunicação, Linguagem e Fala.


A coordenação do projeto estará a cargo da Terapeuta da Fala Nicole Agrela.


O presente acordo de cooperação é válido por período de 5 anos e pretende dar um impulso ao crescimento da Terapia da Fala em Cabo Verde.


307 visualizações0 comentário
bottom of page