top of page

Hábitos Orais na Infância


Hoje celebra-se o dia da Motricidade Orofacial, e os avanços obtidos nesta área têm sido fundamentais para, em conjunto com outros profissionais, prevenir e, se necessário, auxiliar no tratamento das disfunções associadas.


Hábitos Orais, tais como, chuchar no dedo (sucção digital), chuchar a língua, as bochechas, os lábios ou objetos (como a chupeta ou biberão), mantidos de forma frequente e continuada para além da idade recomendada, podem contribuir para alterações nas estruturas orofaciais, prejudicando funções cruciais como respirar, deglutir e falar.


A recomendação é retirar a chupeta aos 2 anos e o biberão aos 18 meses. Caso note alguma alteração ou dúvida quanto a estes tópicos específicos recomendamos que converse com o Pediatra, Odontopediatra ou Terapeuta da Fala. Relembramos que a melhor forma de tratamento é a prevenção!


No âmbito da comemoração do dia mundial da motricidade orofacial, o departamento de MO da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala, realizou junto aos meios de comunicação social um alerta sobre as consequências dos hábitos orais na primeira infância. Veja aqui.








203 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page