top of page

Estimular o desenvolvimento de Linguagem - Dicas para pais.



Os momentos em família são sempre muito positivos para as aprendizagens. As crianças estão no seu contexto, com as pessoas que lhes são mais próximas e, por isso mesmo, a motivação para aprender é maior.

Por esta razão, as interrupções letivas podem ser alturas de grandes aprendizagens.

Mas como promovê-las?

Independentemente de a criança ter ou não algum tipo de dificuldade, a estimulação das competências de linguagem deve acontecer de forma natural e transversal entre os contextos.

Várias atividades e brincadeiras podem ser promovidas na rotina do dia-a-dia, de forma a estimular o desenvolvimento de linguagem.

Deixamos algumas dicas para promover a estimulação de linguagem em casa.

  • Ler um livro

Os livros são um recurso fantástico para que a criança comece a ganhar interesse e motivação para a leitura.

Ao contar uma história à criança, podemos ir questionando sobre as imagens que vão aparecendo a cada página, pedir à criança para apontar nas imagens alguns dos itens sobre os quais fala a história. Pode mesmo pedir à criança que, no final, conte agora a história a outro familiar, apoiando-a nesta tarefa.

  • Conversar

Conversar sobre o passeio que deram, os produtos que compram no supermercado, conversar sobre os desenhos animados que estão a ver na televisão, conversar sobre o que gostaria de fazer durante no fim-de-semana. Conversar sobre tudo um pouco.

Criar situações que induzam respostas mais complexas por parte da criança e não apenas questões fechadas de resposta sim/não. Desta forma, para além de criar situações que estimulam a criança a desenvolver o seu discurso, encoraja-a a expressar as suas ideias e motivações.

  • Divertir-se

As crianças aprendem mais facilmente quando as experiências e atividades são divertidas e motivadoras. Tendo por base os interesses e gosto de cada criança, fazer atividades escolhidas pela criança poderá ajudar a que sejam feitas aquisições de forma mais rápida.

Dentro das atividades que possam ser de maior interesse para a criança, tal como ir ao parque, ir ver uma exposição de dinossauros, ir comer um gelado, aproveite sempre para explorar as atividades, conversar sobre o que mais gostou, comentar o que vão encontrando pelo caminho e deixar que a aquisição de novos conceitos surja de forma natural em cada momento.

234 visualizações0 comentário
bottom of page