top of page

Caixa de Ferramentas para manter a saúde psicológica - Ordem dos Psicólogos



A Ordem dos Psicólogos Portugueses tem feito um trabalho notável na publicação de artigos para profissionais de saúde, famílias e indivíduos, desde o início da pandemia. Aconselhamos os terapeutas da fala a estarem atentos a estas publicações, muito úteis numa altura em que todos nos deparamos com um contexto profissional e pessoal intrinsecamente conectado, demasiado conectado. No documento "Caixa de Ferramentas para manter a saúde psicológica", a Ordem destaca os sentimentos que é natural sentirmos nesta altura de confinamento, nomeadamente: --> "É natural que a dor e a inquietação que sentimos seja proporcional à realidade exigente que vivemos;


--> É natural sentir angústia, tristeza, medo, incerteza, desgaste e muito cansaço; --> É natural que nos possamos sentir insatisfeitos com a nossa vida, sem controlo na situação e, de uma forma geral, “em baixo”; --> É natural chorar, desesperar, ficarmos mais irritáveis e menos pacientes uns com os outros." Destaca, de seguida, as ferramentas emocionais para lidar com estes mesmos sentimentos:

--> "Esteja atento às suas emoções, sentimentos e pensamentos. Lembre-se que é natural que o seu humor e a sua motivação possam flutuar – uns dias serão melhores do que outros; --> Aceite as suas emoções e sentimentos, bem como a incerteza e a imprevisibilidade da situação. Não sabemos quando é que isto vai acabar e a perspectiva de mais umas semanas neste registo é dura (ou qualquer outro adjectivo que considere adequado ao que está a sentir). E sim, precisaremos de esperar para ver os resultados positivos do nosso esforço de permanecer em confinamento.


--> Use o humor. O humor não significa falta de respeito ou incapacidade de reconhecer a gravidade da situação. O humor é uma estratégia saudável para lidar com situações difíceis, que contribui para diversificar emoções e controlar melhor pensamentos. O humor pode proporcionar-nos momentos de alegria, tranquilidade, contribui para aliviar tensões e fortalecer os nossos laços com os outros."

O melhor mesmo é ler o documento completo, disponível aqui. A Equipa SpeechCare agradece o excelente contributo da Ordem dos Psicólogos.

86 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page