Gonçalo Leal

Terapeuta da Fala, Diretor Geral

Funções: Fundador, diretor, coordenador clínico e terapeuta da fala na Speechcare. Co-fundador e coordenador clínico do Centro de Tratamento de Gaguez e do seu projecto internacional: tartamudez.center e istutter.center. O Gonçalo dirige a equipa, supervisiona todo o trabalho no âmbito da gaguez e coordena as reuniões semanais.

 

Experiência profissional: Cerca de 14 anos de experiência em terapia da fala, tanto em clínica (Speechcare e Clínica Navegantes) como em ambiente escolar, e 10 de coordenação pedagógica. Participação como professor convidado em Pós-graduações, Licenciaturas e Mestrados nas áreas das perturbações da fluência, como na Escola Superior de Saúde Egas Moniz (2010-2015) ou na Faculdade de Medicina de Concepción, de Santiago do Chile (em curso). Colaboração com o Instituto Brasileiro de Fluência e com a Stuttering Foundation (EUA).  Membro do Scientific Advisory Board do Parlo Institut (Alemanha). Co-autor do livro “Trastornos del Habla – De los Fundamentos a la Evaluación” (EOS Madrid), 2016. Membro de Direção da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala.

 

Percurso académico: Doutorando pelo Instituto das Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa em Ciências da Cognição e da Linguagem, aplicadas ao Tratamento da Gaguez. Investigador convidado da UC Riverside School of Medicine, Califórnia (EUA).  Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde Egas Moniz.

_edited.jpg

Rita Carneiro

Terapeuta da Fala, Diretora de Operações

Funções: Diretora de operações e terapeuta da fala da SpeechCare, co-fundadora do Centro de Tratamento da Gaguez e do seu projecto internacional: tartamudez.center e istutter.center.

 

Experiência profissional: Experiência de docência em ensino avançado e pós-graduações, nas áreas das perturbações da fluência. 10 anos de prática clínica e em ambiente escolar e 5 de coordenação nas áreas deterapia miofuncional oral e gaguez (Speechcare e Clínica Navegantes). Ampla experiência profissional em unidades geriátricas e clínicas fisiátricas. Participação em encontros científicos como formadora e oradora. Colaboração com o projeto Freach - terapia online para a gaguez (Alemanha). Membro de Direção da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala. 

 

Percurso académico: Pós-graduação em Motricidade Orofacial em São Paulo, Certificação Internacional em Coaching, Licencitura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto Instituto Politécnico do Porto.

Bernardo.jpeg

Bernardo Aguiar

Coordenação de projetos de impacto social, comunicação e advocacy

Funções: Desenvolvimento e coordenação da candidatura a novos projectos, com foco no impacto social, e dinamização da estratégia de comunicação da Speechcare a nível interno, na articulação entre diferentes iniciativas e as suas equipas, e externo, nas relações com comunidade, parceiros, investidores e sector público.

 

Experiência profissional: 10 anos de experiência internacional na representação de interesses de start-ups, associações empresariais e empresas cotadas, junto das instituições europeias e de outros stakeholders em Bruxelas, na elaboração de estratégias de advocacy e comunicação e na gestão de projectos internacionais. 4 anos de experiência em jornalismo e assessoria de imprensa. 

 

Percurso académico: MBA Executivo - Vlerick University (Bruxelas, Bélgica), Mestrado em Políticas Europeias - Colégio da Europa (Bruges, Bélgica), Pós-graduação em Relações Internacionais (ISCSP – Universidade Técnica de Lisboa), Licenciatura em Ciências da Comunicação (FSCH – Universidade Nova de Lisboa).

Andreia Velhinho.jpg

Andreia Velhinho

Administrativa

.

Nicole Agrela.JPG

Nicole Agrela

Terapeuta da Fala, Coordenadora Técnica  Speechcare Schools

Funções: Coordenadora do projecto Schools, que desenvolve, no seio da comunidade escolar, sessões terapia da fala personalizadas, assim como formação de educadores e professores na identificação de disfunções da fala, linguagem e comunicação. 

 

Experiência profissional: Ampla experiência profissional de terapia da fala, e de coordenação de trabalho terapêutico, em contexto escolar (pré-escolar e 1º ciclo), hospitalar, clínica privada e IPSS.

 

Percurso académico: Doutorada com grande distinção em Ciências da Cognição e da Linguagem no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Licenciatura em Terapia da Fala na Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve. Curso em intervenção e reabilitação neuropsicológica. Membro da direção da Revista Portuguesa de Terapia da Fala (RPTF). Autora e coautora de várias publicações científicas a nível nacional e internacional. Formações na área da linguagem oral e escrita, comunicação e fala. 

Carlota Leitao.JPG

Carlota Leitão

Terapeuta da Fala, Coordenadora Speechcare Schools

Funções: Coordenadora das relações institucionais com colégios na Speechcare, Terapeuta da Fala no Centro de Tratamento de Gaguez e no projecto internacional tartamudez.center 

 

Experiência profissional: Ampla experiência de terapia da fala em clínica e em ambiente escolar.

 

Percurso académico: Frequência da Especialização Europeia em perturbações da fluência (Bruges, Bélgica).  Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde Egas Moniz. Licenciatura em Filosofia pela Universidad Comillas (Madrid). Formações em ferramentas psicológicas para o acompanhamento terapêutico pela UNINPSI (Madrid). Formações na área de Comunicação, Linguagem oral e Gaguez. Participação e colaboração no 1º Symposium do Centro Tratamento de Gaguez e no Congreso Internacional de Trastornos de la Fluidez del Habla.

Ana%20Andrade_edited.png

Ana Andrade

Terapeuta da Fala, Coordenadora Norte

Funções: Coordenadora na região Norte da Speechcare e terapeuta da fala no Centro de Tratamento de Gaguez e no seu projecto internacional istutter.center 

 

Experiência profissional: Ampla experiência clínica nacional e internacional na área das perturbações da fluência. Docente na área técnico-científica de terapia da fala da  Escola Superior de Saúde do Porto.Certificada em programação neurolinguística e coaching. Formadora certificada e acreditada no domínio de Educação para a Saúde (Conselho Científico-pedagógico da formação contínua). Formadora na área da voz profissional. Participação e colaboração em encontros científicos na área da fluência.

 

Percurso académico: Doutoranda na área da Gaguez Infantil no Programa de Ciências da Educação e Comportamento da Universidade de Vigo (Espanha). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho. Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto Instituto Politécnico do Porto. Curso Parent–Child Interaction Therapy (PCIT) Março, 2019.

Catarina Mateus

Terapeuta da Fala

Funções: Terapeuta da fala no Projeto Speechcare Schools e no Centro de Tratamento de Gaguez.

 

Experiência profissional: 

Experiência com crianças com crianças e adultos, em contexto escolar, hospitalar e clínica privada. 

Formadora certificada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional com Certificado de Competências Pedagógicas. 

 

 

Percurso académico: 

Mestrado em Supervisão Clínica e Gestão de Recursos em Terapia da Fala e Licenciatura em Terapia da Fala, na Escola Superior de Saúde de Alcoitão. Formações na área da Linguagem (oral e escrita) e Gaguez.

Rafaela Neves

Terapeuta da Fala

Funções: Terapeuta da Fala no projeto Speechcare Schools.

 

Experiência profissional: Experiência em Contexto Escolar (pré-escolar e 1ºciclo), clínicas privadas e na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados. 

Apresentação de comunicações orais e pósteres científicos em congressos nacionais e internacionais. 

 

Percurso académico: Mestre em Comunicação Clínica pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Pós-graduação em Terapia da Fala em Contextos de Saúde: Voz/ Motricidade/ Deglutição pelo Instituto CRIAP. Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP). Formações na área da Linguagem, Motricidade Orofacial, Comunicação e Disfagia. Formadora certificada (Certificado de Competências Pedagógicas) pelo IEFP.

Ana Pereira.JPG

Ana Claudia Pereira

Terapeuta da Fala

​Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto;

Pós-Graduação em Reabilitação Neuropsicológica;

Mestrado em Intervenção Precoce pela Universidade do Minho, com desenvolvimento de projeto junto da Equipa de Fendas lábio-palatinas  do Hospital Lusíadas- Porto.

Docente convidada na Escola Superior de Tecnologias de Saúde do Porto

Colaboração na Pós-Graduação de Motricidade Oro-facial sobre o tema Fendas Lábio-Palatinas; 

Formação em Língua gestual – Nível I e II pela Associação de Surdos do Porto.

Formação de nível I,II,III,IV e V de British Makaton,

Experiência de três anos no Médio Oriente, integrando uma equipa interdisciplinar de Intervenção Precoce.

Experiência na Intervenção com crianças bilingues. 

Experiência ao nível da intervenção com autismo e perturbações da comunicação, tendo por base as práticas centradas na família e práticas baseadas na rotina. 

Experiência em contexto de clínica e escolar e em equipas transdisciplinares de intervenção Precoce.

Joana Cordeiro

Terapeuta da Fala

Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde da Universidade Atlântica. Pós-graduação em Neuro-desenvolvimento em Pediatria: do Diagnóstico à Intervenção pela Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Curso de Língua Gestual Portuguesa – Nível I pela Associação Portuguesa de Surdos. Formadora certificada com Certificado de Competências Pedagógicas. Experiência profissional em contexto escolar público e privado (pré-escolar e 1º ciclo) e clínica privada.

Susana Belo

Terapeuta da Fala - Centro de Tratamento de Gaguez

Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Inst. Politécnico de Setúbal

European Clinical Specialization in Fluency Disorders, ECSF(Especialização Europeia em Perturbações da Fluência - Gaguez e Taquifémia), pela Thomas More Hogeschool

Participação nos cursos de intervenção com crianças que gaguejam:  “Practical Treatment Strategies for Preschool and School-Age Children Who Stutter” pelo Dr. Scott Yaruss (maio 2019, Portugal); "Mini Kids - Stuttering Modification for young children" pelos autores do programa (fevereiro 2020, Bélgica); "Demands and Capacities Model (RESTART)" pelas autoras do programa (a decorrer até maio 2021).

Formadora Certificada - Competências Pedagógicas (CCP)

Pós-graduada em Motricidade Orofacial

Intercâmbio semestral na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP)

Workshop ministrado nas IV Jornadas de Perturbações da Fluência

Experiência profissional nas áreas da gaguez, linguagem oral e linguagem escrita em contexto escolar e clínica privada

Terapeuta da Fala no Centro de Tratamento da Gaguez by SpeechCare

Cátia Catita

Terapeuta da Fala - Centro de Tratamento de Gaguez 

Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS-IPS).

Aluna da Universidade Thomas Moore (Bélgica) - Especialização Europeia em Perturbações da Fluência - Gaguez e Taquifémia.

Oradora nas 9as Jornadas de Pediatria do Hospital da Luz de Lisboa e no IX Seminário da Sociedade Portuguesa de Neuropediatria.

Formações nas áreas da comunicação, linguagem oral e gaguez.  

Participação nos cursos “Pratical Treatment Strategies for Preschool and School-Age Children Who Stutter” por J. Scott Yaruss (maio 2019) e "Mini Kids - Stuttering Modification for young children" (fevereiro 2020).

Experiência profissional na avaliação e intervenção nas áreas da gaguez, linguagem oral e linguagem escrita. 

Terapeuta da fala no Centro de Tratamento da Gaguez by SpeechCare e no Centro de Neurodesenvolvimento e do Comportamento da Criança e do Adolescente do Hospital da Luz de Lisboa. 

Sara Mendes

Terapeuta da Fala

​Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria. Pós-Graduanda em Motricidade Orofacial pelo Instituto EPAP - Ensino Profissional Avançado e Pós-Graduado. Participação no projeto NiniSpeech em colaboração com o Centro de Tratamento de Gaguez. Formação na área da linguagem escrita. Experiência de estágio curricular em contexto hospitalar, escolar (pré-escolar, 1º ciclo e 2º ciclo) e clínica privada.

Leonor Mineiro Castro

Terapeuta da Fala

​Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal.

Formações na área da linguagem oral e escrita, fala e comunicação.

Colaboração em projetos de investigação na área da linguagem na criança.

Experiência profissional na área do neurodesenvolvimento em contexto clínico e escolar (intervenção precoce, pré-escolar e primeiro ciclo).

Ana Reis de Carvalho

Terapeuta da Fala

​Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde Egas Moniz. 

Pós-Graduada em Perturbações da Comunicação, Linguagem e Fala na criança pelo Instituto CRIAP.

Pós-Graduada em Motricidade Orofacial pelo Instituto EPAP – Ensino Profissional Avançado e Pós-Graduado.

Formadora certificada (Certificado de Competências Pedagógicas) pelo IEFP.

Co-autora de uma Comunicação no âmbito da disfonia infantil pela Revista Distúrbios da Comunicação.

Formações nas áreas da linguagem oral e escrita, fala, comunicação e processamento auditivo.

Experiência profissional na área do neurodesenvolvimento em contexto clínico e escolar (pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclo).

Rita Machado

Terapeuta da Fala

​Licenciada em Terapia da Fala desde 2013, pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto. Formadora Certificada com o Certificado de Competências Pedagógicas. Pós-Graduada em Perturbações da Comunicação, Linguagem e Fala na criança pelo Instituto CRIAP. Formações nas área da comunicação, linguagem oral e escrita e fala. Experiência profissional em contexto escolar público e privado (pré-escolar e 1º ciclo) e em clínica privada ao nível das áreas da comunicação, linguagem e fala.

Carlos Brandão

Terapeuta da Fala

Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão. 

Formações na área da Fala, Linguagem Oral e escrita e Alterações Miofuncionais Orais.

Experiência profissional em contexto pré-escolar e 1.º e 2.º ciclo, clínica privada e IPSS.

Mariana Rocha

Terapeuta da Fala

​Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico

de Setúbal.

Formações na área da linguagem oral e escrita, fala e comunicação. Formadora

certificada (Certificado de Competências Pedagógicas) pela RfAcademy.

Experiência profissional na área do neurodesenvolvimento em contexto clínico e

escolar (intervenção precoce, pré-escolar e primeiro ciclo). Experiência profissional

com adultos ao nível da voz.

Ana Paris Leal

Terapeuta da Fala

​Terapeuta da Fala licenciada pela Escola Superior de Saúde do AlcoitãoEspecialista em Terapia e Reabilitação (Terapia da Fala)Mestre em Ciências da Fala e da Audição pela Universidade de AveiroPós-Graduada em Intervenção Terapêutica Motora Oral e Facial pela Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa e EPAP-Ensino Profissional Avançado e Pós-GraduadoPós-Graduada em Tratamento do Neurodesenvolvimento – Conceito Bobath, curso certificado pela European Bobath Tutors AssociationFormadora acreditada pelo conselho científico-pedagógico da formação contínua de professoresFormadora com Certificado de Competências PedagógicasParticipações em congressos e workshops nacionais e internacionais

Joana Reis de Carvalho

Terapeuta da Fala

​Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP-IPP). 

Participação em formações nas áreas da motricidade orofacial, linguagem, fala e processamento auditivo.

Experiência profissional em contexto escolar (pré-escolar) e em clínica privada ao nível das áreas da comunicação, linguagem, fala e alterações Miofuncionais Orofaciais.

Ligia Pinto

Terapeuta da Fala

Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão.

Mestre em Musicoterapia pela Universidade Lusíada de Lisboa.

Especialista em Motricidade Oro-facial pelo instituto CRIAP.

Formações na área da linguagem oral e escrita, fala e comunicação. Experiência profissional em contexto pré-escolar, escolar, clínica privada e IPSS.

André Garcia

Terapeuta da Fala - Centro de Tratamento de Gaguez

Licenciado em Terapia da Fala pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP-IPP);

Pós-graduado em Intervenção Terapêutica Motora Oral e Facial (certificado por E.PAP e ESTAL);

Licenciado em Psicologia pela Universidade da Madeira (UMa);

Formador com Certificado de Competências Pedagógicas, creditado pela Direção Regional de Qualificação Profissional da Secretaria Regional de Educação da RAM;

Formações na área de Gaguez, Voz e disfonias, Língua Gestual Portuguesa (Nível 1 e 2), Curso de Apoio a Jovens e Adultos com Deficiência;

Participação e colaboração no Congresso Mundial das Perturbações da Fluência IFA 2015 Lisboa;

Coautor de estudo científico sobre “Adaptação académica, criatividade e bem-estar dos estudantes universitários da RAM”, publicado no Livro de Atas das Jornadas de Psicopedagogia 2018 “Stress e Educação”;

Terapeuta da Fala, com experiência profissional em clínica e IPSS ao nível da multideficiência (CAO), bebés e crianças (creche, jardim de infância e ATL) e idosos (lar e centro de dia);

Intervenção especializada, pela SpeechCare, ao nível das Perturbações da Fluência, no Centro de Tratamento da Gaguez.

Daniela Vieira

Terapeuta da Fala - Centro de Tratamento de Gaguez

Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria;

Especialização Europeia em Perturbações da Fluência (European Clinical Specialization in Fluency Disorders) pela Universidade Thomas Moore (Bélgica);

Participação no curso Pratical Treatment Strategies for Preschool and School-Age Children Who Stutter, por J. Scott Yaruss;

Formadora Certificada pelo IEFP – Competências Pedagógicas;

Pós-Graduada em Motricidade Orofacial;

Curso Avançado em Perturbação do Processamento Auditivo Central – nível I;

Experiência profissional nas áreas da fluência, linguagem oral e escrita, com equipas multidisciplinares em contexto escolar e de clínica privada; 

Colaboração na organização e dinamização de seminários e workshops (ex: Seminário - Escola Inclusiva: Partilhas e Reflexões; Workshop: Gaguez e os Porquês).

Marta Nogueira

Terapeuta da Fala

Funções:

Terapeuta da fala no Projeto Speechcare Schools.

Experiência profissional:

Experiência de estágio curricular com crianças e adultos, em contexto escolar

(pré-escolar, 1o ciclo e 2o ciclo), hospitalar e clínica privada.

Percurso académico:

Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Instituto

Politécnico de Setúbal.

Formações na área da fala, linguagem (oral e escrita) e comunicação.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

+351 917188185


Avenida Combatentes 43 A, 1600 Lisboa

7º Piso

© 2017 Speechcare