Gonçalo Leal

Terapeuta da Fala, Diretor Geral

Funções: Fundador, diretor, coordenador clínico e terapeuta da fala na Speechcare. Co-fundador e coordenador clínico do Centro de Tratamento de Gaguez e do seu projecto internacional: tartamudez.center e istutter.center. O Gonçalo dirige a equipa, supervisiona todo o trabalho no âmbito da gaguez e coordena as reuniões semanais.

 

Experiência profissional: Cerca de 14 anos de experiência em terapia da fala, tanto em clínica (Speechcare e Clínica Navegantes) como em ambiente escolar, e 10 de coordenação pedagógica. Participação como professor convidado em Pós-graduações, Licenciaturas e Mestrados nas áreas das perturbações da fluência, como na Escola Superior de Saúde Egas Moniz (2010-2015) ou na Faculdade de Medicina de Concepción, de Santiago do Chile (em curso). Colaboração com o Instituto Brasileiro de Fluência e com a Stuttering Foundation (EUA).  Membro do Scientific Advisory Board do Parlo Institut (Alemanha). Co-autor do livro “Trastornos del Habla – De los Fundamentos a la Evaluación” (EOS Madrid), 2016. Membro Fundador da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala. Coordenador da Comissão Ética da Associação Portuguesa de Terapia da Fala

 

Percurso académico: Doutorando pelo Instituto das Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa em Ciências da Cognição e da Linguagem, aplicadas ao Tratamento da Gaguez. Investigador convidado da UC Riverside School of Medicine, Califórnia (EUA).  Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde Egas Moniz.

Rita Carneiro

Terapeuta da Fala, Diretora de Operações

Funções: Diretora de operações e terapeuta da fala da SpeechCare, co-fundadora do Centro de Tratamento da Gaguez e do seu projecto internacional: tartamudez.center e istutter.center.

 

Experiência profissional: Experiência de docência em ensino avançado e pós-graduações. 10 anos de prática clínica e em ambiente escolar e 5 de coordenação nas áreas de terapia miofuncional oral e gaguez (Speechcare e Clínica Navegantes). Ampla experiência profissional em unidades geriátricas e clínicas fisiátricas. Participação em encontros científicos como formadora e oradora. Colaboração com o projeto Freach - terapia online para a gaguez (Alemanha). Formação “Pratical Treatment Strategies for Preschool and School-Age Children Who Stutter” por J. Scott Yaruss (maio 2019); Mini Kids - Stuttering Modification for young children; por Peter Schneider e Veerle Waelkens. (fevereiro 2020);Membro Fundador da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala, membro do departamento de motricidade orofacial e membro de Direção da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala. 

 

Percurso académico: Licencitura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto Instituto Politécnico do Porto. Pós-graduação em Motricidade Orofacial em São Paulo; Pós graduação em Motricidade Orofacial pelo instituto EPAP. Certificação Internacional em Coaching. 

Bernardo Aguiar

Coordenação de projetos de impacto social, comunicação e advocacy

Funções: Desenvolvimento e coordenação da candidatura a novos projectos, com foco no impacto social, e dinamização da estratégia de comunicação da Speechcare a nível interno, na articulação entre diferentes iniciativas e as suas equipas, e externo, nas relações com comunidade, parceiros, investidores e sector público.

 

Experiência profissional: 10 anos de experiência internacional na representação de interesses de start-ups, associações empresariais e empresas cotadas, junto das instituições europeias e de outros stakeholders em Bruxelas, na elaboração de estratégias de advocacy e comunicação e na gestão de projectos internacionais. 4 anos de experiência em jornalismo e assessoria de imprensa. 

 

Percurso académico: MBA Executivo - Vlerick University (Bruxelas, Bélgica), Mestrado em Políticas Europeias - Colégio da Europa (Bruges, Bélgica), Pós-graduação em Relações Internacionais (ISCSP – Universidade Técnica de Lisboa), Licenciatura em Ciências da Comunicação (FSCH – Universidade Nova de Lisboa).

Andreia Velhinho

Administrativa

.

Nicole Agrela

Terapeuta da Fala, Coordenadora Técnica  Speechcare Schools

Funções: Coordenadora do projecto Schools, que desenvolve, no seio da comunidade escolar, sessões terapia da fala personalizadas, assim como formação de educadores e professores na identificação de disfunções da fala, linguagem e comunicação. 

 

Experiência profissional: Ampla experiência profissional de terapia da fala, e de coordenação de trabalho terapêutico, em contexto escolar (pré-escolar e 1º ciclo), hospitalar, clínica privada e IPSS.

 

Percurso académico: Doutorada com grande distinção em Ciências da Cognição e da Linguagem no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Licenciatura em Terapia da Fala na Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve. Curso em intervenção e reabilitação neuropsicológica. Membro da direção da Revista Portuguesa de Terapia da Fala (RPTF). Autora e coautora de várias publicações científicas a nível nacional e internacional. Formações na área da linguagem oral e escrita, comunicação e fala. 

Carlota Leitão

Terapeuta da Fala, Coordenadora Speechcare Schools

Funções: Coordenadora das relações institucionais com colégios na Speechcare, Terapeuta da Fala no Centro de Tratamento de Gaguez e no projecto internacional tartamudez.center 

 

Experiência profissional: Ampla experiência de terapia da fala em clínica e em ambiente escolar.

 

Percurso académico: Frequência da Especialização Europeia em perturbações da fluência (Bruges, Bélgica).  Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde Egas Moniz. Licenciatura em Filosofia pela Universidad Comillas (Madrid). Formações em ferramentas psicológicas para o acompanhamento terapêutico pela UNINPSI (Madrid). Formações na área de Comunicação, Linguagem oral e Gaguez. Participação e colaboração no 1º Symposium do Centro Tratamento de Gaguez e no Congreso Internacional de Trastornos de la Fluidez del Habla.

Ana Andrade

Terapeuta da Fala, Coordenadora Norte

Funções: Coordenadora na região Norte da Speechcare e terapeuta da fala no Centro de Tratamento de Gaguez e no seu projecto internacional istutter.center 

 

Experiência profissional: Ampla experiência clínica nacional e internacional na área das perturbações da fluência. Docente na área técnico-científica de terapia da fala da  Escola Superior de Saúde do Porto.Certificada em programação neurolinguística e coaching. Formadora certificada e acreditada no domínio de Educação para a Saúde (Conselho Científico-pedagógico da formação contínua). Formadora na área da voz profissional. Participação e colaboração em encontros científicos na área da fluência.

 

Percurso académico: Doutoranda na área da Gaguez Infantil no Programa de Ciências da Educação e Comportamento da Universidade de Vigo (Espanha). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho. Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto Instituto Politécnico do Porto. Curso Parent–Child Interaction Therapy (PCIT) Março, 2019.

Catarina Mateus

Terapeuta da Fala

Funções: Terapeuta da fala no Projeto Speechcare Schools e no Centro de Tratamento de Gaguez.

 

Experiência profissional: 

Experiência com crianças com crianças e adultos, em contexto escolar, hospitalar e clínica privada. 

Formadora certificada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional com Certificado de Competências Pedagógicas. 

 

 

Percurso académico: 

Mestrado em Supervisão Clínica e Gestão de Recursos em Terapia da Fala e Licenciatura em Terapia da Fala, na Escola Superior de Saúde de Alcoitão. Formações na área da Linguagem (oral e escrita) e Gaguez.

Ana Claudia Pereira

Terapeuta da Fala

Funções: Terapeuta da Fala no projecto Schools, que se desenvolve no seio da comunidade escolar; trabalho em colaboração com professores, educadores, famílias e equipas multidisciplinares na identificação e promoção de competências de fala, linguagem e comunicação.

 

Experiência profissional: 12 anos de experiência profissional nacional e internacional no âmbito da terapia da fala, em diferentes contextos de intervenção, em contexto clínico, equipas de intervenção precoce e contexto escolar.

Experiência como professora assistente na Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto e professora no módulo específico de fendas lábio-palatinas.

 

Percurso académico: Mestrado em Intervenção Precoce pela Universidade do Minho.

Licenciada em Terapia da Fala na Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto. Pós-

Graduação em Reabilitação Neuropsicológica. Formação relativa ao método PODD (Pragmatic Organization Dynamic Diplay), Nível XVIII do British Makaton e Nivel I e II de língua Gestual.

Joana Cordeiro

Terapeuta da Fala

Funções: Terapeuta da Fala da Speechcare em contexto clínico.

 

Experiência profissional: Experiência profissional na avaliação e intervenção em contexto escolar público e privado (pré-escolar e 1º ciclo) e clínica privada. Formadora certificada (com Certificado de Competências Pedagógicas) de Pais, Educadores de Infância e Professores de 1º ciclo, nas áreas da comunicação, linguagem e fala.

Percurso académico: Pós-graduação em Perturbações dos Sons da Fala, pela Universidade do Algarve; Pós-graduação em Neuro-desenvolvimento em Pediatria: do Diagnóstico à Intervenção pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa; Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde da Universidade Atlântica. Participação e colaboração em encontros científicos na área do neurodesenvolvimento.

Susana Belo

Terapeuta da Fala - Centro de Tratamento de Gaguez

Funções:

Terapeuta da Fala e formadora no Centro de Tratamento de Gaguez e nos seus

projetos internacionais: istutter.center e tartamudez.center

 

Experiência Profissional:

Avaliação e intervenção nas áreas da fala, fluência verbal (gaguez), linguagem oral e linguagem escrita com crianças dos 3 aos 12 anos, em contexto clínico e escolar. Experiência em contexto clínico na avaliação e intervenção com adolescentes e adultos que gaguejam. Formadora na área das Perturbações da Fluência (gaguez e taquifémia),

a nível nacional e internacional. Oradora em jornadas e seminários.

 

Percurso Académico:

European Clinical Specialization in Fluency Disorders, ECSF (Especialização Europeia em Perturbações da Fluência – (Gaguez e Taquifémia), pela Universidade Thomas More (Bélgica). Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do IPS. Formadora Certificada - Competências Pedagógicas (CCP). Participação nos cursos de intervenção com crianças que gaguejam: “Practical Treatment Strategies for Preschool and School-Age Children Who Stutter” pelo Dr. Scott Yaruss (maio 2019, Portugal); Mini Kids - Stuttering Modification for young children" (fevereiro 2020, Bélgica); Demandsand Capacities Model (RESTART)" (a decorrer até maio 2021). Pós-graduação em Motricidade Orofacial. Intercâmbio semestral na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP, 2013).

Cátia Catita

Terapeuta da Fala - Centro de Tratamento de Gaguez 

Funções: Terapeuta da fala no Centro de Tratamento de Gaguez e nos projetos internacionais: tartamudezcenter e istuttercenter.

 

Experiência profissional: Experiência profissional na avaliação e intervenção nas perturbações do neurodesenvolvimento em contexto clínico (Centro de Tratamento de Gaguez e Centro de Neurodesenvolvimento e Comportamento da Criança e do Adolescente do Hospital da Luz Lisboa) e em contexto escolar. Oradora em jornadas e seminários a nível nacional e em formações a nível nacional e internacional. Membro do Departamento de Fluência da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala.  

 

Percurso académico: Especialização Europeia em Perturbações da Fluência (Gaguez e Taquifemia) - European Clinical Specialization in Fluency Disorders (ECSF) pela Universidade Thomas Moore (Bélgica); Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS-IPS). Formação certificada “Pratical Treatment Strategies for Preschool and School-Age Children Who Stutter” por J. Scott Yaruss (maio 2019);Mini Kids - Stuttering Modification for young children; por Peter Schneider e Veerle Waelkens. (fevereiro 2020); Parent–Child Interaction Therapy (PCIT)” Michael Palin Centre (Março, 2020); “Demands and Capacities Model based treatment for preschool stuttering children (RESTART-DCM); por Marie-Christine Franken e Ellen Laroes (a decorrer até maio 2021).

Ana Reis de Carvalho

Terapeuta da Fala

Funções: Terapeuta da Fala no projeto Speechcare Schools.

Experiência profissional: Experiência profissional em Terapia na Fala na área do neurodesenvolvimento, em contexto clínico e escolar (pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclo).

 

Percurso académico: Pós-Graduação em Perturbações da Comunicação, Linguagem e Fala na criança pelo Instituto CRIAP. Pós-Graduação em Motricidade Orofacial pelo Instituto EPAP – Ensino Profissional Avançado e Pós-Graduado. Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde Egas Moniz. Formações nas áreas da linguagem oral e escrita, fala, comunicação e processamento auditivo. Co-autora de uma Comunicação no âmbito da disfonia infantil pela Revista Distúrbios da Comunicação.

Formadora certificada (Certificado de Competências Pedagógicas) pelo IEFP.

Carlos Brandão

Terapeuta da Fala

Funções: Terapeuta da Fala no Projeto Speechcare Schools.

Experiência Profissional: Ampla experiência profissional de Terapia da Fala, com crianças, em contexto escolar, clínica e IPSS. Participação no Estudo de Estimulação da Consciência Fonológica “Descobrir os Sons”, em contexto escolar.

Percurso Académico: Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do

Alcoitão (ESSA). Formação na área da Linguagem (Oral e Escrita), Fala e Motricidade

Orofacial.

Tânia Constantino

Terapeuta da Fala

Funções: Terapeuta da Fala nas áreas de Motricidade Orofacial, Voz e Deglutição.

 

Experiência profissional:

23 anos de experiência clínica em contexto hospitalar, em consulta externa e internamento, trabalhando em equipas multidiscilinares, dedicada à prevenção, diagnóstico e reabilitação nas áreas de Motricidade Orofacial (alteração do sistema estomatognático, como respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala, em casos de acompanhamento em Ortodontia, Ortopedia funcional dos maxilares e pós-cirurgias Ortognáticas; casos de respiradores orais, disfunção tempo-mandibular, síndrome obstrutivo apneia do sono, paralisia facial); Deglutição (mais frequentemente as disfagias neurológicas, mecânicas e presbifagias) e Voz (prevenção de patologias vocais, disfonias comportamentais ou orgânicas, acompanhamento pós-cirúrgico de lesões das cordas vocais, presbifonias por envelhecimento e acompanhamento em profissionais de voz para desempenho/performance vocal), sempre pela abordagem da terapia vocal fisiológica.

Nestes últimos anos, dedicada ao estudo e integração de recursos terapêuticos combinados à terapia convencional, com base no que tem sido visto como evidência científica, de forma, a otimizar o processo terapêutico.

 

Percurso académico:

Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão; 

Pós-graduação em Neuropsicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada; 

Estágio profissional no Jonh´s Hopkins Hospital, USA, áreas de voz e deglutição; 

Formanda em Pós-graduação de Motricidade orofacial, CEFAC, São Paulo.

Participação em encontros/jornadas científicas como formadora, na área da voz e deglutição; co-autora de alguns artigos publicados em revistas internacionais na área da voz.

Rita Machado

Terapeuta da Fala

Funções: Terapeuta da Fala no Projeto SpeechCare Schools

 

Experiência Profissional: Experiência profissional em contexto escolar (pré-escolar, 1º e 2º ciclo) e em clínica privada ao nível das áreas da comunicação, linguagem e fala. Experiência na intervenção com crianças com perturbações do neuro desenvolvimento.

 

Percurso académico: Licenciada em Terapia da Fala desde 2013, pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto. Formadora Certificada com o Certificado de Competências Pedagógicas. Pós-Graduada em Perturbações da Comunicação, Linguagem e Fala na criança pelo Instituto CRIAP. Formações nas áreas da comunicação, linguagem oral e escrita e fala.

Sara Mendes

Terapeuta da Fala

Funções: Terapeuta da fala no Projeto Speechcare Schools e no Centro de Tratamento de Gaguez.

 

Experiência profissional: Experiência com crianças (idade pré-escolar, 1º ciclo e 2º ciclo) e adultos em contexto hospitalar e clínica privada.

 

Percurso académico: Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria. Pós-Graduada em Motricidade Orofacial pelo Instituto EPAP - Ensino Profissional Avançado e Pós- Graduado. Formações na área da fluência, fala e linguagem (oral e escrita).

Mariana Rocha

Terapeuta da Fala

Funções: Terapeuta da fala no Projeto Speechcare Schools.

Experiência Profissional: Experiência profissional na avaliação e intervenção com crianças (idade pré-escolar, 1º ciclo e 2º ciclo) e adultos em contexto hospitalar e clínica privada.

 

Percurso académico: Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS-IPS). Formação certificada em Voz Pediátrica, Perturbações da Linguagem Oral e Escrita e Certificado de Competências Pedagógicas pelo IEFP.

Daniela Gonçalves

Terapeuta da Fala

Funções: Terapeuta da fala no Projeto Speechcare Schools.

Experiência profissional: Experiência em contexto escolar público, privado e IPSS (pré-escolar, 1ºciclo e 2º ciclo) ao nível das áreas da comunicação verbal e não-verbal, linguagem oral e escrita e fala.

Co-autora e dinamizadora do Programa de Promoção da Consciência Fonológica “Descobrir os Sons”. Colaboração e dinamização de sessões de esclarecimentos para educadores e professores.

Percurso académico: Pós-Graduação em Perturbações da Comunicação, Linguagem e Fala: Bases Teóricas, Avaliação e Intervenção pelo Instituto CRIAP. Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde Egas Moniz. Formações nas áreas da Linguagem Oral e Escrita e Perturbações do Processamento Auditivo Central.

Ana Paris Leal

Terapeuta da Fala

Funções: Terapeuta da Fala no Projeto Speechcare Schools

 

Experiência profissional:  Experiência com crianças com Perturbações do espetro do Autismo, Perturbações do desenvolvimento intelectual, Síndromes genéticas, Fendas labiopalatinas e também Prematuros. Conselheira de aleitamento materno.

Formadora certificada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional com Certificado de Competências Pedagógicas. Formadora certificada e acreditada pelo Conselho Científico-pedagógico da formação contínua.

Docente convidada em Cursos de Licenciatura em Terapia da Fala, Pós-Graduação e

Mestrado em diferentes instituições. Educadora Clínica de estabelecimentos de ensino

superior no âmbito da Licenciatura de Terapia da Fala.

Membro no departamento de Motricidade Orofacial (2017-2020) e Vice-coordenadora do departamento de Deglutição (2020-2023) da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala. Organização e Participação em eventos científicos nacionais e internacionais.

 

Percurso académico: especialista na área da Terapia e Reabilitação - Terapia da Fala.

Mestre em Ciências da Fala e da Audição, pela Escola Superior de Saúde da Universidade

de Aveiro. Licenciada em Terapia da Fala, pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão. Pós- graduada em Tratamento do Neurodesenvolvimento – Conceito Bobath, curso certificado pela European Bobath Tutors Association e em Intervenção Terapêutica Motora Oral Facial. Certificada nos instrumentos de avaliação ADI-R, ADOS-2. Com formação em várias metodologias de intervenção tais como: ImPACT, Floortime, PECS, PROMPT, It Takes Two to Talk, Rhythmic Movement Training, Oral Placement Therapy.

Ligia Pinto

Terapeuta da Fala

Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão.

Mestre em Musicoterapia pela Universidade Lusíada de Lisboa.

Especialista em Motricidade Oro-facial pelo instituto CRIAP.

Formações na área da linguagem oral e escrita, fala e comunicação. Experiência profissional em contexto pré-escolar, escolar, clínica privada e IPSS.

André Garcia

Terapeuta da Fala - Centro de Tratamento de Gaguez

Funções: Terapeuta da Fala no Centro de Tratamento de Gaguez

 

Experiência Profissional: ampla experiência profissional e prática clínica em diversos contextos e com vários tipos de população: escolar (pré-escolar, 1º e 2º ciclos), clínica privada e IPSS (CAO, creche, jardim de infância e lar de idosos).

 

Percurso académico: Pós-graduação em Intervenção Terapêutica Motora Oral e Facial (E.PAP e ESTAL). Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP-IPP). Licenciado em Psicologia pela Universidade da Madeira (UMa). Formador com Certificação Profissional da Secretaria Regional de Educação da RAM. Coautor de estudo científico sobre “Adaptação académica, criatividade e bem.estar dos estudantes universitários da RAM”, publicado no Livro de Atas das Jornadas de Psicopedagogia 2018 “Stress e Educação”. Formações nas áreas da Linguagem oral e escrita, Gaguez, Voz e disfonias, Língua Gestual Portuguesa (Nível 1 e 2), Curso de Apoio a Jovens e Adultos com Deficiência. Participação e colaboração no Congresso Mundial das Perturbações da Fluência IFA (2015 Lisboa).

Leonor Mineiro Castro

Terapeuta da Fala

​Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal.

Formações na área da linguagem oral e escrita, fala e comunicação.

Colaboração em projetos de investigação na área da linguagem na criança.

Experiência profissional na área do neurodesenvolvimento em contexto clínico e escolar (intervenção precoce, pré-escolar e primeiro ciclo).

Daniela Vieira

Terapeuta da Fala - Centro de Tratamento de Gaguez

Funções: Terapeuta da Fala no Centro de Tratamento de Gaguez.

 

Experiência Profissional: Avaliação e intervenção com crianças, adolescentes e adultos que gaguejam. Experiência nas áreas da fala, fluência, linguagem oral e escrita, com equipas multidisciplinares em contexto escolar e de clínica privada. Colaboração na organização e dinamização de seminários, jornadas e workshops.

 

Percurso Académico:

Especialização Europeia em Perturbações da Fluência (European Clinical Specialization in Fluency Disorders) pela Universidade Thomas Moore (Bélgica); Participação no curso Pratical Treatment Strategies for Preschool and School-Age Children Who Stutter, por J. Scott Yaruss; Formadora Certificada pelo IEFP – Certificado de Competências Pedagógicas; Curso Avançado em Perturbação do Processamento Auditivo Central – nível I; Pós-Graduada em Motricidade Orofacial; Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria.

Marta Nogueira

Terapeuta da Fala

Funções:

Terapeuta da fala no Projeto Speechcare Schools.

Experiência profissional:

Experiência de estágio curricular com crianças e adultos, em contexto escolar (pré-escolar, 1o ciclo e 2o ciclo), hospitalar e clínica privada.

Percurso académico:

Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal; Curso Internacional "End of Life Care" pela Universidade de Artevelde; Curso Prático “Intervenção dos Terapeutas da Fala nas Perturbações Alimentares” pelo Instituto Criap; Certificada no instrumento de avaliação ACLLE e no método de intervenção Habiles; Formações nas áreas da fala, linguagem oral e escrita (perturbações do desenvolvimento da linguagem, perturbações da leitura e escrita, processamento fonológico e compreensão leitora) e motricidade orofacial (terapia miofuncional, respiração oral e taping infantil).

Joana Reis de Carvalho

Terapeuta da Fala

Funções: Terapeuta da Fala no projeto SpeechCare Schools.

Experiência profissional: Experiência profissional em contexto escolar (pré-escolar) e em clínica privada ao nível das áreas da Comunicação, Linguagem, Fala, Alterações Miofuncionais Orofaciais e Perturbações do Neurodesenvolvimento. 

Percurso académico: Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP-IPP).  Participação em formações nas áreas da Motricidade Orofacial, Linguagem, Fala e Processamento Auditivo.

Claudia Laranjo Pinto

Terapeuta da Fala

Funcões: Terapeuta da Fala – Projeto Speechcare Schools

 

Experiência Profissional: Experiência nacional e internacional de Terapia da Fala em Pediatria em contexto escolar e clínica privada. Experiência em Medicina Física e de Reabilitação em contexto hospitalar e clínica privada. Ampla experiência em síndromes raros, motricidade orofacial e disfagia. Formadora na área da motricidade orofacial e disfagia a técnicos de enfermagem, bem como de comunicação e linguagem a educadores.

 

Percurso Académico: Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto; Licenciatura em Ciências da Linguagem- vertente linguística pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Pós-graduação em Motricidade Orofacial pelo Instituto EPAP; Curso Intensivo de Reabilitação de Disfagias altas – CTRD Saúde e Educação; Curso Avançado de disfagia Orofaríngea no Adulto pelo CRIAP; Terapeuta PADOVAN em formação (Reorganização neurofuncional) Mód. 1 e 2; Formação profissional no Método DOLF: Desenvolvimento Oral, Linguístico e Fonológico; Formação Pedagógica Inicial de Formadores – CAP.

Joana Fonseca

Terapeuta da Fala

Funções: Terapeuta da Fala no projeto Speechcare Schools

 

Experiência profissional: Ampla experiência de terapia da fala em contexto escolar público e privado (pré-escolar, 1º e 2º ciclos), clínica privada e IPSS. Experiência na área do neurodesenvolvimento na intervenção precoce, integrando equipa interdisciplinar, baseada no modelo de práticas centradas na família e práticas evidenciadas nas rotinas.

 

Percurso académico: Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP). Pós-graduada em Motricidade Orofacial pelo Instituto Epap. Formação avançada em Linguagem oral e escrita nas Perturbações Específicas da Linguagem, pela SeedGo, e nas Perturbações Alimentares da Infância, pelo Instituto Criap. Participação em formações nas áreas da motricidade orofacial, fala, linguagem e disfagia.

Viviana Riscado

Terapeuta da Fala

Funções: Terapeuta da Fala no Projeto SpeechCare Schools.

 

Experiência profissional: Atuação terapêutica com diferentes patologias do neurodesenvolvimento, em contextos escolar (incluindo o nível pré-escolar) e clínico.

 

Percurso académico: Licenciatura em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal. Pós-graduação em Neurodesenvolvimento em Pediatria pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, Lisboa. Pós-graduação em Comunicação Aumentativa e Alternativa da Infância à Idade

Adulta pelo Instituto CRIAP, Lisboa. Formações nas áreas de Linguagem Oral,

Linguagem Escrita e Processamento Auditivo Central.

Bárbara Marques

Terapeuta da Fala

Funções: Terapeuta da Fala no Projeto SpeechCare Schools.

 

Experiência profissional: Experiência de estágio curricular com crianças e adultos, em contexto escolar (pré-escolar e 1º ciclo), hospitalar e clínica privada). Experiência na área da intervenção precoce, integrando equipa interdisciplinar, baseada no modelo de práticas centradas na família.

 

Percurso académico: Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto. Formações na área da fala, linguagem (oral e escrita) e comunicação

.